Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Trampolim da Vitória)
A empresa de transporte público Trampolim da Vitória iniciou, nesta sexta-feira (10), os testes do primeiro ônibus elétrico em sua frota. O veículo será avaliado em diversas linhas da Região Metropolitana de Natal, enquanto seis novos micro-ônibus começam a operar nas rotas que ligam a praia de Pirangi à Parnamirim e a ligação entre São José do Mipibu e a praia de Barreta, em Nísia Floresta.
Os testes do ônibus elétrico, que devem durar cerca de 30 dias, contam com o apoio do Departamento de Estradas e Rodagens do RN (DER/RN). Durante o período, serão analisados aspectos como autonomia, tempo de recarga e infraestrutura elétrica necessária.
Segundo Almir Buonora, diretor da Trampolim da Vitória, o veículo elétrico apresenta uma autonomia de 210 a 350 quilômetros, dependendo das condições de uso. A empresa também estuda outras tecnologias sustentáveis, como veículos híbridos e motores a gás.
Infraestrutura e desafios
A implantação do ônibus elétrico exige adaptações na infraestrutura, como a instalação de transformadores para suportar a demanda elétrica. Além disso, o rebocamento do veículo requer cuidados específicos devido à geração de energia pelo movimento das rodas.
Dados técnicos do ônibus elétrico
O modelo Ankai OE-8 Mini conta com um motor 100% elétrico Dana MD100F-E, potência de 272 cavalos, suspensão a ar, ar-condicionado, tomadas USB e elevador tipo rampa. O veículo tem capacidade para 20 passageiros sentados e 15 em pé.