Belo Horizonte anuncia investimentos e projetos para modernizar a mobilidade urbana em 2025

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rafael Wan Der Maas

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou suas metas e projetos para melhorar a mobilidade urbana e o transporte coletivo na cidade, com destaque para investimentos significativos no próximo ano. Entre as iniciativas, a administração municipal assegurou R$ 317 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, destinados à aquisição de aproximadamente 100 ônibus elétricos, que devem ser incorporados à frota em 2025.

Essa medida faz parte do Plano de Mobilidade Limpa da capital, que prevê a substituição de 40% da frota atual por veículos movidos a energia limpa até 2030. A iniciativa busca alinhar a cidade aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e reduzir as emissões de carbono.

Além da renovação da frota, o município planeja a implementação de mais de 60 quilômetros de faixas exclusivas e preferenciais para o transporte coletivo. Um exemplo é a Via do Minério, onde quatro quilômetros de faixas exclusivas serão criados entre o Anel Rodoviário e a Estação Ponto Milionários.

Repensando a mobilidade
A Prefeitura também está em contato com instituições de financiamento, como o Banco Mundial e o BNDES, para contratar uma consultoria internacional especializada. O objetivo é desenvolver um novo modelo de mobilidade urbana que vá além do transporte por ônibus, integrando diferentes formas de deslocamento, como calçadas, bicicletas, táxis e estacionamentos.

“O desafio é pensar o deslocamento das pessoas como um conjunto integrado. Precisamos discutir um modelo que contemple todas as formas de transporte e envolva a sociedade nesse processo”, afirmou André Dantas, superintendente de Mobilidade (Sumob).

Reestruturação da rede de transporte coletivo
Em 2025, a Prefeitura revisará a atual rede de transporte coletivo para aprimorar a integração e o atendimento em novos bairros. Regiões como Jardim Liberdade, Vila Ecológica, Vila Bernadete, Aglomerado da Serra e Jardim Alvorada receberão novas linhas e melhorias nos serviços existentes.

No centro da cidade, os pontos de embarque e desembarque serão reavaliados, com atualizações em endereços, linhas atendidas e melhorias na sinalização. Também estão previstas medidas como a digitalização do atendimento aos operadores de transporte público e a modernização do regulamento para transporte fretado.

Fiscalização e segurança
A fiscalização do transporte público será intensificada em 2025, com foco no controle operacional e na modernização das sanções previstas no regulamento do sistema. As estações de integração e transferência terão seus sistemas de câmeras atualizados, garantindo maior segurança aos usuários.

A Prefeitura também ampliará a fiscalização de serviços como táxi, transporte escolar e transporte individual privado remunerado (OTIR), buscando garantir o cumprimento das normas e melhorar a qualidade do atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo