Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz manteve a liderança no mercado brasileiro de ônibus de janeiro a novembro de 2024, com 8.438 veículos emplacados, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Apesar do desempenho, o volume representa uma queda de 18,3% em relação ao mesmo período de 2023, quando a marca registrou 10.322 unidades vendidas.
O mercado de ônibus como um todo apresentou crescimento em 2024. Até novembro, foram comercializados 20.203 veículos, número 6,6% superior aos 18.956 ônibus vendidos no mesmo intervalo de 2023.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus garantiu o segundo lugar no ranking, com 5.162 unidades comercializadas, o que representa um crescimento de 20,4% em comparação ao ano anterior (4.286 veículos).
Na terceira posição, a Agrale registrou vendas de 3.206 veículos, um aumento de 17,1% em relação aos 2.737 ônibus vendidos nos primeiros onze meses de 2023.
Iveco Bus e Scania apresentam maior crescimento percentual
A Iveco Bus foi o grande destaque em crescimento percentual, ocupando o quarto lugar no mercado, com 1.933 unidades comercializadas, um salto expressivo de 246,4% em relação aos 558 veículos vendidos no mesmo período do ano passado.
Já a Scania vendeu 781 ônibus, um aumento de 110,5% em comparação às 371 unidades registradas de janeiro a novembro de 2023.
Volvo apresenta leve queda nas vendas
A Volvo, na sexta posição, emplacou 627 veículos no mercado brasileiro, o que representou uma ligeira queda de 2,3% em relação às 642 unidades comercializadas no mesmo período do ano anterior.
Com o mercado de ônibus aquecido e a maioria das fabricantes registrando crescimento, os números de 2024 apontam para uma recuperação gradual no setor, com destaque para as marcas que apostaram em inovação e ampliação da oferta de veículos.