Campanha de Natal em Recife pede valorização do transporte público e provoca gestores públicos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rafael Fernandes

O setor de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR), historicamente discreto em suas manifestações, deu um passo ousado em sua comunicação ao lançar uma campanha natalina que aborda a desvalorização do transporte coletivo e suas consequências para toda a sociedade, incluindo aqueles que não utilizam o sistema. A iniciativa, promovida pelo Consórcio Conorte, responsável pelo corredor de BRT Norte-Sul, utiliza a simbologia do Natal para sensibilizar a população e cobrar ações efetivas de gestores públicos.

A campanha, intitulada “Carta ao Papai Noel”, utiliza a tradicional figura natalina para transmitir uma mensagem contundente aos prefeitos da capital e de outras cidades da RMR, bem como a gestores estaduais e políticos. O pedido? Prioridade viária para os ônibus, com a ampliação de faixas exclusivas que ajudem a melhorar a mobilidade urbana na região.

Os ônibus decorados com o tema natalino que operam na linha 1076 (TI Pelópidas / PCR) exibem um QR Code que direciona os passageiros ao conteúdo da campanha. Nela, o pedido ao bom velhinho é claro e direto:

“Por que não estamos indo para o destino correto? Por que ficamos tanto tempo parados no trânsito? Nossos desejos são: que nossos passageiros enfrentem menos engarrafamentos, que as vias principais da RMR tenham faixas exclusivas que realmente funcionem, que políticas públicas reduzam o individualismo no transporte, e que o transporte coletivo seja acessível e eficiente para todos”.

A mensagem conclui com um apelo: “Até quando vamos aguardar para mudar nossa maneira de agir?”.

Crítica ao trânsito e à falta de políticas públicas
A campanha também chama atenção para o agravamento do trânsito na região, reflexo da migração de usuários do transporte público para meios individuais, especialmente motocicletas, o que tem contribuído para o aumento de engarrafamentos e sinistros de trânsito.

“Usuários do transporte público querem se livrar dele e comprar o seu transporte individual… Mas a vida de quem tem moto, carro ou bicicleta não está fácil. E vai piorar com a saída de passageiros do ônibus”, alerta a campanha.

O Consórcio Conorte destaca que a falta de medidas eficazes para beneficiar o transporte coletivo contribui para a crise da mobilidade. “Muitos fazem promessas de resolver o problema, mas nada acontece. Quando a cidade vai parar? Será que teremos que fazer carta ao Papai Noel?”, indaga a mensagem.

Diálogo e sensibilização
Para o superintendente do Conorte, José Pontes, a campanha representa uma tentativa de sensibilizar e engajar a sociedade. “Diante da imobilidade vivenciada em nossas cidades e da importância do tema para a qualidade de vida da população, precisamos dialogar e trazer à luz soluções resolutivas e sustentáveis para este caos que é o trânsito na RMR”, afirmou.

Ele também ressaltou que a campanha natalina, além de ser uma tradição com os ônibus decorados, foi pensada como uma estratégia para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de melhorias no transporte coletivo.

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