Caio entrega primeiro ônibus elétrico para a Pêssego Transportes em São Paulo

São Paulo assina empréstimo bilionário com o BNDES para ampliar frota de ônibus elétricos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)

A Prefeitura de São Paulo firmou um contrato de empréstimo de R$ 2,5 bilhões (aproximadamente USD 430 milhões) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O recurso será destinado à aquisição de 1.300 novos ônibus elétricos, reforçando o compromisso da cidade com a modernização do transporte público e a sustentabilidade ambiental.

Com a nova operação de crédito, os investimentos da Prefeitura de São Paulo na eletrificação da frota de transporte público superam R$ 6 bilhões (USD 1 bilhão). A iniciativa faz parte do maior programa de eletrificação de ônibus do país e visa colocar o Brasil entre os líderes globais no uso de veículos movidos a energia limpa, ao lado de China, Colômbia e Chile.

Atualmente, a capital paulista possui a maior frota de ônibus elétricos do Brasil, com 489 veículos, sendo 288 a bateria e 201 trólebus. Desde 2022, a cidade permite apenas a compra de veículos sustentáveis para o transporte público, proibindo a aquisição de modelos a diesel.

A substituição de ônibus a diesel por modelos elétricos oferece benefícios ambientais significativos, como a redução de emissões de gás carbônico e poluição sonora. Além disso, os novos veículos contam com tecnologias que aumentam o conforto dos passageiros, como wi-fi e sistemas de refrigeração.

Essa transição também contribui para os objetivos da Lei de Mudanças Climáticas, que estabelece a redução de 50% das emissões de gás carbônico fóssil até 2028 e sua eliminação total até 2038.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, o impacto financeiro da mudança é positivo: “A cada real aplicado na troca de ônibus a diesel por elétricos, a cidade ganhará dois reais nos próximos 15 anos.”

Parceria com concessionárias
As concessionárias responsáveis pela operação do transporte público também estão investindo na infraestrutura necessária para os veículos elétricos, como a instalação de carregadores em suas garagens. Esse modelo de subvenção prevê uma economia de R$ 4,8 bilhões no custo total de substituição da frota, estimado em R$ 33,6 bilhões.

Reconhecimento internacional
O projeto de eletrificação de São Paulo tem atraído atenção de organizações como o International Council on Clean Transportation (ICCT), o C40 Cities e o World Resources Institute (WRI), sendo considerado um exemplo para outras cidades globais.

Previsões e próximos passos
A entrega dos novos veículos dependerá da capacidade de produção das montadoras e da disponibilidade de energia nas garagens. Paralelamente, a Prefeitura já realizou operações de crédito adicionais com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, além de assegurar US$ 500 milhões em financiamentos externos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial (BIRD).

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que o projeto paulistano representa a maior operação de eletrificação de transporte público do Brasil, com impactos ambientais, econômicos e sociais significativos. “Essa mudança trará uma economia de R$ 20 mil por mês na manutenção de cada ônibus elétrico em comparação aos modelos a diesel”, afirmou.

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