Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rafael Fontenele
A continuidade do programa “Bora de Graça”, que oferece passagens gratuitas no transporte público de Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, está em debate após a Empresa Vitória, responsável pelo serviço, alertar sobre atrasos nos pagamentos por parte da Prefeitura e anunciar que pode passar a cobrar tarifa em seus ônibus que circulam na cidade.
Em matéria publicada ontem, 05, pelo PORTAL UNIBUS, repercutindo informações divulgadas pelo jornalista Inácio Aguiar em sua coluna no jornal Diário do Nordeste, a empresa cearense denunciou uma dívida acumulada de R$ 14,3 milhões e afirmou que, se a situação não for resolvida, começará a cobrar a passagem aos usuários de seus ônibus a partir de 17 de dezembro.
Denúncia ao Ministério Público
Na quarta-feira (4), a Empresa Vitória encaminhou um ofício à 2ª Promotoria de Justiça de Caucaia, solicitando a abertura de um inquérito para investigar o atraso nos pagamentos. O documento acusa a gestão municipal de práticas lesivas à população e possível improbidade administrativa, argumentando que o inadimplemento ameaça a continuidade do programa de transporte gratuito, uma das principais iniciativas da atual gestão do prefeito Vitor Valim (PSB).
O caso ocorre em meio às denúncias da equipe de transição do prefeito eleito, Naumi Amorim, sobre um cenário de crise financeira no município. Segundo as informações divulgadas na reportagem assinada pelo jornalista Inácio Aguiar, a atual gestão estaria deixando uma dívida superior a R$ 200 milhões. A equipe do prefeito eleito também acionou o Ministério Público para acompanhar o processo de transição e investigar a situação das contas públicas.
Diálogo e tentativa de acordo
Apesar do impasse, tanto a Prefeitura quanto a Empresa Vitória destacaram nesta quinta-feira (5) que estão em processo de diálogo para buscar uma solução. Em nota, a Prefeitura afirmou que mantém negociações com a diretoria da empresa e garantiu à população que o programa será mantido.
“A gestão municipal tranquiliza a população e reafirma o compromisso e a continuidade do maior programa de tarifa zero do país”, declarou a administração pública.
Por sua vez, a Empresa Vitória informou que está trabalhando na construção de um novo acordo com a Prefeitura e que uma audiência no Ministério Público de Caucaia está marcada para o próximo dia 10 de dezembro.
“A expectativa é que até lá tudo esteja solucionado, sem prejuízo para a população”, afirmou a empresa, destacando que o programa “Bora de Graça” beneficia cerca de 90 mil passageiros diariamente.
O programa “Bora de Graça” é considerado um dos maiores do Brasil em termos de gratuidade no transporte público, sendo utilizado amplamente pelos moradores de Caucaia.