Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) entregou, no dia 21 de novembro, à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB), vinculada ao Ministério das Cidades, um documento com propostas e sugestões para o plano de trabalho da entidade para o biênio 2025-2026. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do setor de transporte urbano no Brasil.
O documento, dividido em quatro eixos principais, abrange temas relacionados à governança e questões institucionais, à busca por recursos extra tarifários para o custeio dos serviços, à renovação e modernização da frota de ônibus urbanos, e ao incentivo a investimentos em infraestrutura.
Entre as propostas, destaca-se a recomendação de uma atuação mais ativa da SEMOB junto ao Congresso Nacional para acelerar a aprovação do Marco Legal do Transporte Público Coletivo Urbano. Também há sugestões para intensificar ações de treinamento, além de uma regulamentação mais eficaz do Seguro Obrigatório para a Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), destinado a estados e municípios que possuam transporte público coletivo organizado. Outra sugestão é aprimorar o PAC – Renovação de Frota, com foco na adoção de ônibus elétricos, tendo em vista o alto custo desse tipo de veículo.
Francisco Christovam, diretor executivo da NTU, destacou que a entrega do documento reforça a parceria de longa data entre a associação e o Ministério das Cidades na defesa do transporte público coletivo urbano. “Apresentamos essas sugestões com o intuito de agregar ao trabalho da Secretaria, visando melhorar a qualidade do transporte público para todos os brasileiros”, afirmou Christovam durante a entrega do material.