Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Prefeitura de João Pessoa)
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou que os primeiros ônibus elétricos estarão circulando pela cidade até o primeiro semestre de 2025. O compromisso foi feito no último dia 29, durante visita à Tevx Motors Group, em São Paulo, uma das fornecedoras de ônibus elétricos no Brasil.
“Estamos avançando com o projeto de mobilidade urbana, que inclui a implementação dos ônibus elétricos em João Pessoa. Com o apoio do Governo do Estado, este projeto envolverá a criação de quatro corredores e cinco terminais. A visita à Tevx Motors foi uma oportunidade para conhecer de perto a experiência da Higer, que já está em operação em outras cidades brasileiras. Nosso objetivo é trazer esses veículos para a cidade ainda no início de 2025”, afirmou Cícero Lucena.
O prefeito também destacou os impactos positivos da iniciativa para a mobilidade urbana de João Pessoa. “Essa é uma ação importante para melhorar a qualidade do transporte público da cidade. Após a conclusão das etapas burocráticas, poderemos adquirir os 60 ônibus previstos no projeto”, acrescentou.
O Projeto de Mobilidade Urbana
O anúncio sobre os ônibus elétricos faz parte de um conjunto de melhorias no sistema de transporte da cidade. No dia 25 de novembro, o prefeito Cícero Lucena participou da assinatura de contrato para a implementação do sistema de transporte rápido em João Pessoa, que conta com apoio financeiro do Governo da Paraíba, com um valor estimado em R$ 240 milhões, e R$ 160 milhões da Prefeitura. O contrato foi formalizado em julho de 2024 e visa promover uma grande revitalização urbana.
O foco do projeto é ampliar o acesso ao transporte público e melhorar a acessibilidade nas vias da cidade, impactando cerca de 550 mil viagens diárias, o que representa aproximadamente um terço do fluxo urbano de João Pessoa. Entre as ações previstas, destacam-se a construção de dois corredores BRS (Bus Rapid System), que terão um total de 36 km de extensão, com inclusão de ciclovias e melhorias nas calçadas. O projeto também contempla um design paisagístico inovador e a reestruturação do sistema de ônibus no Centro Histórico.