Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
Em 2024, o mercado de ônibus elétricos no Brasil alcançou o melhor desempenho da sua história, apesar de ainda representar uma parcela pequena do total de veículos comerciais em operação. Segundo dados divulgados pelo portal Diário do Transporte, obtidos junto à Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacados, em outubro deste ano, 52 ônibus elétricos no país, marcando uma alta de 5.100% em comparação ao mesmo mês do ano passado, quando houve apenas um registro.
No acumulado de janeiro a outubro de 2024, o número de ônibus elétricos emplacados chegou a 271 unidades, o que representa um crescimento de 271,23% em relação ao período de 2023, quando foram registrados 73 emplacamentos. Apesar desse aumento expressivo, o volume ainda é baixo se comparado ao total de 22.770 ônibus emplacados no Brasil entre janeiro e outubro deste ano, sendo que a maioria desses veículos ainda utiliza motores a diesel.
Entre os principais desafios enfrentados pelo setor, destaca-se a infraestrutura de carregamento, que ainda não está adequada para atender à demanda crescente de ônibus elétricos, especialmente nas redes de distribuição de energia, que não suportam a carga simultânea de múltiplos veículos. Além disso, a Prefeitura de São Paulo ainda não conseguiu resolver a questão da disponibilidade de modelos elétricos específicos, como micro-ônibus e veículos articulados, que são escassos na indústria.
Mesmo diante dessas dificuldades, o Governo Federal tem mostrado otimismo com o setor. O PAC Seleções, parte do Programa de Aceleração do Crescimento, já disponibilizou recursos para o financiamento de até 2.500 ônibus elétricos, e as cidades estão ajustando suas propostas para garantir a liberação dos recursos.
Destaques do Mercado
No mercado de ônibus elétricos, a Induscar lidera com 54,61% dos emplacamentos acumulados em 2024, com 148 unidades. A empresa, que é uma encarroçadora da Caio, não fabrica os ônibus elétricos, mas integra um sistema que envolve fabricantes como a Eletra, WEG e Mercedes-Benz.
A Mercedes-Benz ocupa a segunda posição, com 61 unidades emplacadas, enquanto a chinesa Higer, que ainda não possui fábrica no Brasil, aparece em terceiro, com 21 unidades, o que corresponde a 7,75% de participação no mercado.
A Fenabrave também destaca que outras marcas como BYD, Marcopolo, Ankai, Volkswagen e Volvo estão presentes no mercado brasileiro de ônibus elétricos, enquanto a Scania apresentou um modelo este ano, mas ainda não registrou emplacamentos.
Embora o setor esteja em estágio inicial, o crescimento é promissor, e os especialistas apontam que o Brasil ainda tem muito potencial para expandir a eletrificação do transporte público, especialmente em grandes centros urbanos como São Paulo.