Do PORTAL UNIBUS
Foto: Ivam Santos (Gentilmente cedida ao PORTAL UNIBUS)
Os passageiros dos ônibus metropolitanos do Estado do Ceará vão notar algumas alterações no serviço ao longo deste mês de novembro. O Governo do Ceará, por meio da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), concluiu uma licitação que resultou na escolha da empresa de ônibus Rápido Crateús para operar as linhas de ônibus intermunicipais em oito cidades da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). As cidades afetadas pela mudança são Itaitinga, Eusébio, Aquiraz, Cascavel, Pindoretama, Chorozinho, Horizonte e Pacajus. Anteriormente, as linhas eram operadas pela empresa São Benedito.
De acordo com o coordenador de transporte da Arce, Hélio Holanda, a mudança envolve exclusivamente o serviço de transporte metropolitano, realizado por ônibus com catraca e com itinerários que conectam diferentes municípios da RMF. As linhas do serviço interurbano, que utilizam veículos com poltronas e percorrem distâncias mais longas, continuam sendo operadas pela empresa São Benedito, com foco no litoral leste do Estado.
Holanda garantiu que a Crateús assumirá as mesmas linhas metropolitanas que eram geridas pela São Benedito, sem interrupções ou alterações na frequência dos serviços. Além disso, os benefícios de gratuidade, como o Passe Livre e o VaiVem, continuarão sendo aceitos, sem que os usuários precisem se preocupar com modificações.
Impacto na rotina dos passageiros
Uma das principais mudanças que afetará a rotina dos passageiros será a alteração nas paradas de ônibus em Fortaleza. Segundo Hélio Holanda, as paradas da empresa Crateús serão as mesmas que eram utilizadas pela São Benedito. No entanto, está em análise uma mudança estratégica nas paradas no Centro de Fortaleza, com o objetivo de oferecer uma opção mais central para os passageiros. Essa mudança está sendo discutida entre a Arce e a Prefeitura de Fortaleza, com a implementação prevista para breve.