Do PORTAL UNIBUS
Foto: Renan Vieira (Ônibus Brasil)
Motoristas da empresa Cidade das Hortênsias, operadora de linhas em Petrópolis (RJ), participaram de um treinamento voltado para a importância da empatia no trânsito. Com palestras e atividades práticas, mais de 100 rodoviários vivenciaram situações enfrentadas por diferentes usuários do sistema viário, como ciclistas e pessoas com deficiência. O objetivo foi sensibilizar os profissionais para os desafios que essas pessoas enfrentam diariamente durante os deslocamentos.
O treinamento abordou temas como a condução segura e consciente de passageiros, com foco especial em crianças, idosos, grávidas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de como lidar com passageiros com transtorno do espectro autista. Também foram discutidos aspectos comportamentais no trânsito, com ênfase no cuidado e respeito aos ciclistas.
“Os motoristas tiveram a oportunidade de subir em uma bicicleta, simulando a experiência de um ciclista com um ônibus passando próximo, para entender a sensação de vulnerabilidade. Também oferecemos cadeiras de rodas para que eles pudessem vivenciar o embarque utilizando o elevador do ônibus, além de uma atividade com vendas, em que os participantes precisavam embarcar sem enxergar”, explicou Valesca Rodrigues, psicóloga da empresa.
Marco Aurélio Ramos, motorista há 24 anos e funcionário da Cidade das Hortênsias há um ano e meio, afirmou que o treinamento reforçou práticas já adotadas. “Mesmo com toda essa experiência, é sempre necessário rever conceitos, aprender coisas novas e aplicar as orientações no dia a dia”, destacou.
O encontro também abordou questões sociais importantes, como os procedimentos adequados para lidar com casos de importunação sexual e racismo, oferecendo orientações claras para os rodoviários. O treinamento foi realizado em dois dias, dividindo os participantes em quatro turmas.
“A missão da Cidade das Hortênsias é proporcionar viagens seguras e acolhedoras. Para isso, oferecemos treinamentos contínuos, garantindo que nossos profissionais estejam preparados e capacitados para agir de forma empática e eficiente em qualquer situação”, finalizou Valesca Rodrigues.