Marcopolo registra receita de R$ 2,3 bilhões no 3T24, com crescimento de 43,3%

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)

A Marcopolo apresentou uma receita líquida de R$ 2,3 bilhões no terceiro trimestre de 2024 (3T24), representando um crescimento de 43,3% em relação ao mesmo período do ano passado (3T23). A receita corresponde à venda de 4.186 unidades, sendo que 75% dessas vendas ocorreram no Brasil, 9,2% foram destinadas à exportação e 15,8% foram faturadas no exterior.

A produção da companhia também registrou aumento significativo no 3T24, com um crescimento de 37,8% em relação ao mesmo trimestre de 2023. No total, foram produzidas 4.133 unidades, das quais 3.476 foram fabricadas no Brasil, o que representa um incremento de 45%, e 657 unidades foram produzidas no exterior, um aumento de 9%. No acumulado dos primeiros nove meses de 2024, a produção totalizou 11.392 unidades, com uma variação de 20,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Segundo José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, “a companhia intensificou seu ritmo de produção, aproximando-se dos volumes planejados, refletindo o ganho de maturidade e maior eficiência da equipe”.

Resultados financeiros e participação no mercado
No 3T24, a Marcopolo alcançou um lucro bruto de R$ 576,8 milhões, com uma margem de 24,9%. O EBITDA foi de R$ 466 milhões, com margem de 20,1%, e o lucro líquido atingiu R$ 335,7 milhões, com margem de 14,5%. Esses resultados foram impulsionados pela melhoria do cenário de mercado, com aumento das vendas internas, expansão das exportações e maior desempenho das operações internacionais, além do sucesso no segmento de ônibus rodoviários, principalmente com a linha G8.

A empresa mantém sua liderança no mercado brasileiro de carrocerias, com uma participação de 47,6%. No segmento de ônibus rodoviários, houve um aumento de 4,6 pontos percentuais na participação de mercado. Valiati destaca que “o alto custo de passagens aéreas e do transporte individual tem favorecido a demanda crescente por ônibus”.

Investimentos e novos produtos
A Marcopolo segue investindo na modernização de suas fábricas e no lançamento de novos produtos. No último trimestre, a empresa destinou R$ 91 milhões em investimentos, com R$ 33,6 milhões para as plantas em Caxias do Sul (RS), R$ 46,1 milhões para a planta de São Mateus (ES) e R$ 5,7 milhões para a unidade Apolo (Plásticos). No terceiro trimestre, também foi lançado o Volare Fly 12, um micro-ônibus com quase 12 metros de comprimento, e apresentado o Volare Attack Híbrido, que inova ao utilizar um sistema de combustão de etanol para alimentar baterias de um motor elétrico.

Desempenho internacional
No mercado internacional, a Marcopolo continua registrando resultados consistentes. A unidade no México (Polomex) iniciou a entrega de ônibus elétricos Attivi, destinados ao transporte público de Monterrey. Na Austrália, a Volgren mantém boas perspectivas, com resultados recordes. Já a Marcopolo África do Sul (MASA) se prepara para expandir os negócios com o lançamento do modelo G8 no segmento rodoviário. A unidade da Argentina (Metalsur) começou a recuperar volumes de produção e entrega, enquanto a Superpolo, na Colômbia, segue com uma performance sólida e boas expectativas para o restante do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo