Do PORTAL UNIBUS
Foto: Alexandre Machado (@imagensdeônibus)
A Expresso União, integrante do Grupo Comporte, anunciou que protocolou uma oferta na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central de São Paulo para assumir a operação integral das 125 linhas de ônibus que anteriormente pertenciam ao Grupo Itapemirim, que faliu em setembro de 2022. A proposta inclui o pagamento mensal de R$ 1 milhão, valor cinco vezes maior do que o atualmente pago pela Suzantur, empresa que opera essas linhas por meio de arrendamento.
Atualmente, a Suzantur, que atua no transporte coletivo do ABC paulista, paga R$ 200 mil mensais para operar as linhas do Grupo Itapemirim. No entanto, apenas 73 das 125 linhas estão em operação, o que representa 58,4% do total, gerando prejuízos aos passageiros em diversas regiões do país. O contrato de arrendamento da Suzantur vence no dia 29 de setembro.
Na oferta apresentada pela Expresso União, além do valor significativamente maior, a empresa se compromete a abrir mão de indenizações por investimentos ou custos de desmobilização ao final do contrato. A única exigência feita é um prazo de três meses para ajustes de estrutura e equipe ao encerrar a operação. A Expresso União também manifestou interesse em participar do leilão futuro da marca e dos ativos do Grupo Itapemirim, nas mesmas condições que outros licitantes.
A Expresso União destaca que possui uma estrutura sólida e consolidada no mercado de transporte de passageiros, com atuação desde 1950, sendo habilitada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A empresa opera em 10 estados, com 13 garagens, cerca de 400 agências e mais de 600 pontos de venda, além de plataformas digitais próprias e terceirizadas. São mais de 700 funcionários responsáveis por transportar 2,8 milhões de passageiros anualmente em 148 mil viagens, percorrendo aproximadamente 30 milhões de quilômetros.
Em contrapartida, a Expresso União argumenta que a Suzantur, que até então atuava apenas no transporte urbano no ABC paulista, não tem a experiência, frota, ou estrutura adequadas para operar integralmente as 125 linhas do Grupo Itapemirim. A Suzantur, até o momento, conseguiu ativar apenas pouco mais da metade das rotas.
Ainda não há prazo definido para o juiz decidir sobre a proposta, mas a Expresso União afirmou que está pronta para assumir integralmente a operação a partir de 30 de setembro, data em que termina o contrato da Suzantur.