Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Scania)
Agosto marcou um importante momento para o setor de transporte público com a realização da Lat.Bus 2024, o maior evento de mobilidade da América Latina. Embora o evento tenha passado, as inovações e tendências apresentadas continuam a repercutir no mercado, influenciando as estratégias e investimentos das empresas de transporte para os próximos meses.
No Brasil, o mercado de ônibus tem mostrado sinais positivos ao longo de 2024. Gustavo Cecchetto, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, compartilhou um balanço das vendas no setor e as expectativas para o restante do ano. Segundo ele, o segmento rodoviário de ônibus com motor traseiro acima de 8 toneladas apresentou um crescimento expressivo, com 1.161 chassis emplacados até agora, comparado a 708 unidades no mesmo período de 2023.
A Scania, por sua vez, mais do que dobrou suas vendas, passando de 175 para 380 chassis, o que elevou sua participação de mercado de 25% para 33%. “O momento da Scania no mercado de ônibus em 2024 continua muito forte, a projeção da marca é manter o ritmo aquecido até o final do ano e registrar um aumento de vendas no comparativo com o ano passado”, disse Gustavo.
No total, somando os chassis rodoviários e urbanos, a Scania emplacou 454 unidades, um aumento de 156,5% em relação ao mesmo período de 2023, quando havia registrado 177 unidades. Esse desempenho é notável, de acordo com Gustavo, considerando que o mercado total de ônibus apresentou uma queda de 11,2%. A participação da Scania no mercado geral quase triplicou, subindo de 1,7% para 4,9%. “A Scania cresceu em todos os comparativos cumulativos de 2024 com 2023. A participação quase dobrou passando de 8,2% para 15,1%”, disse.
Fatores de crescimento no setor de ônibus
O aumento da preferência por viagens rodoviárias de ônibus, especialmente após a pandemia, impulsionou a renovação de frotas por parte das operadoras de linhas regulares, destacou Cecchetto. Empresas de transporte rodoviário têm investido em serviços premium para atrair e fidelizar passageiros, e o setor de fretamento industrial também contribuiu para a demanda crescente por novos veículos.
Além disso, a Scania tem se destacado por oferecer soluções que proporcionam alta eficiência energética, rentabilidade e economia de combustível. “Nossos produtos são reconhecidos pela eficiência no consumo de combustível e pelo alto valor de revenda, o que nos diferencia no mercado”, afirmou Cecchetto.
Perspectivas para o restante de 2024
Cecchetto destacou que as expectativas para o segundo semestre de 2024 são otimistas, com uma previsão de forte demanda por veículos 6×2 e 8×2. “Temos boas encomendas tanto de 6×2 quanto de 8×2. É uma faixa bastante competitiva e o nosso produto tem proporcionado aos clientes alta performance com baixo consumo de diesel unido a um completo pacote de serviços”, afirmou.
A Scania espera manter o ritmo de crescimento no mercado de ônibus, conquistando novos clientes e consolidando sua posição como uma das principais fornecedoras de soluções de mobilidade no Brasil.
Destaques da Scania na Lat.Bus 2024
Durante a Lat.Bus 2024, a Scania apresentou importantes inovações. Entre os destaques estava o lançamento do inédito ônibus elétrico K 230E B4x2LB, que fez sua primeira aparição ao público, além do modelo K 500 8×2, considerado o topo de linha da marca no Brasil. A empresa também apresentou o novo painel digital, que estará disponível em 2025, e anunciou o Acelerador Inteligente como item de série em seu portfólio. Outra novidade foi a campanha do Scania Consórcio, que inclui 100 cotas e sorteios de chassis, além de 10 viagens para a Busworld 2025, na Bélgica.