Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (TEVX Higer Bus)
As grandes metrópoles estão concentrando seus esforços em alternativas sustentáveis para o transporte público, e São Paulo, a maior cidade do Brasil, não é exceção. Com uma população de mais de 12 milhões de habitantes e uma frota de veículos em constante crescimento, a cidade enfrenta desafios significativos relacionados à qualidade do ar e à eficiência do deslocamento.
Uma das principais iniciativas da capital paulista é a incorporação de veículos elétricos e híbridos na frota de transporte coletivo. A Prefeitura de São Paulo está investindo na substituição gradual dos ônibus a diesel, com a meta de alcançar uma frota totalmente livre de poluentes até 2030. Atualmente, a cidade já conta com aproximadamente 180 ônibus elétricos movidos a bateria e 200 trólebus em operação.
A implementação de corredores exclusivos para ônibus, conhecidos como Bus Rapid Transit (BRT), é outra medida que visa melhorar a eficiência do transporte coletivo. Segundo Luiz Guilherme de Castro, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), os corredores BRT reduzem o tempo de viagem e incentivam o uso do transporte público, diminuindo a dependência dos carros particulares.
Apesar dos avanços, a transição para uma frota elétrica apresenta desafios. Filipe Buscariolo, professor de Engenharia Mecânica da UPM, ressalta a importância de um planejamento adequado das rotas e de um sistema eficiente de recarga para garantir a autonomia dos ônibus elétricos. Marcos Amaral, professor de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie-Campinas, destaca a necessidade de melhorias na infraestrutura da cidade, como a criação de pontos de recarga e a instalação de cabos suspensos para os trólebus, além de enfrentar desafios com a rede elétrica, especialmente em relação a enchentes e quedas de árvores.
O compromisso de São Paulo com um transporte público mais sustentável reflete a crescente conscientização sobre a importância da mobilidade urbana ecológica. Para reforçar esse incentivo, Luiz Guilherme de Castro sugere a adoção de tarifas mais acessíveis, lembrando que algumas cidades já praticam a tarifa zero para estimular o uso do transporte público.
Com essas iniciativas, São Paulo busca enfrentar os desafios da urbanização e das mudanças climáticas, movendo-se em direção a um futuro mais limpo, eficiente e sustentável para todos os seus habitantes.