Produção de ônibus no Brasil mantém crescimento consistente no primeiro semestre

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Iveco Group)

A produção de ônibus nas encarroçadoras brasileiras tem demonstrado um desempenho sólido, com um crescimento consistente desde o início do ano. Em junho, as fabricantes montaram 2.003 veículos, uma unidade a mais que em maio, representando um aumento de 28,32% em relação a junho de 2023, quando foram fabricados 1.561 veículos, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).

No acumulado de janeiro a junho deste ano, a produção totalizou 10.851 carrocerias de ônibus, um aumento de 4,99% em comparação com os 10.336 veículos fabricados no primeiro semestre de 2023. Do total produzido no primeiro semestre de 2024, 4.325 unidades foram modelos urbanos, representando 39,86% do total, mas com uma redução de 27,29% em relação às 5.949 carrocerias de urbanos fabricadas no mesmo período de 2023.

Os micro-ônibus representaram 30,53% da produção, com 3.313 unidades fabricadas até junho de 2024, um aumento significativo de 73,92% em relação aos 1.905 veículos produzidos no primeiro semestre de 2023. A produção de modelos rodoviários atingiu 3.144 veículos, representando 28,97% do total e um crescimento de 29,9% em relação aos 2.421 veículos fabricados de janeiro a junho de 2023. Foram produzidas 69 unidades de modelos intermunicipais, comparadas às 61 unidades no primeiro semestre do ano passado, com uma participação de 0,64% no setor.

Entre as fabricantes, a Marcopolo produziu 3.366 ônibus de janeiro a junho de 2024, a Caio Induscar fez 3.340 veículos, a Mascarello fabricou 1.451 unidades, a Neobus produziu 1.191, a Comil fabricou 729 unidades, e tanto a Carbuss (Busscar) quanto a Irizar produziram 387 veículos cada, de acordo com a Fabus.

Exportação e Mercado Interno

Do total de 10.851 ônibus produzidos no primeiro semestre de 2024, 9.579 unidades foram destinadas ao mercado interno, um aumento de 4,87% em comparação com o mesmo período de 2023, que contabilizou 9.135 unidades. Para o mercado externo, as encarroçadoras exportaram 1.272 veículos – incluindo 946 rodoviários, 176 micro-ônibus e 150 urbanos – um crescimento de 5,92% em relação aos 1.201 ônibus exportados no primeiro semestre de 2023.

A Marcopolo exportou 422 ônibus de janeiro a junho de 2024 (317 rodoviários, 75 micro-ônibus e 30 urbanos), a Irizar exportou 379 rodoviários, a Comil exportou 192 unidades (191 rodoviários e um urbano), a Mascarello exportou 121 veículos (82 micro-ônibus, 26 urbanos e 13 rodoviários), a Caio exportou 112 unidades (93 urbanos e 19 micro-ônibus), e a Carbuss/Busscar exportou 46 rodoviários, conforme dados da Fabus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo