Do PORTAL UNIBUS
Foto: Mácio Ferreira (Agência Belém / Prefeitura de Belém)
Na tarde do último dia 02, Belém apresentou à população os primeiros ônibus elétricos que farão parte da nova frota de transporte público da cidade. O evento ocorreu na Estação do BRT Mangueirão, onde foram exibidos os veículos que integram a primeira frota própria da capital paraense. A nova frota contará com 213 ônibus, dos quais 30 serão elétricos, enquanto os demais utilizarão tecnologias que reduzem a emissão de gases poluentes.
A Prefeitura de Belém planeja que os ônibus elétricos comecem a operar experimentalmente no próximo mês, em uma nova linha que ligará o terminal do BRT Mangueirão ao terminal de São Brás.
“Belém está sendo pioneira na Amazônia e uma das primeiras cidades do Norte e Nordeste a adotar ônibus elétricos. Estamos dando um exemplo para o Brasil e para a América Latina”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues. Ele destacou a modernidade e os benefícios da nova frota, que visa oferecer mais segurança e conforto aos moradores da cidade.
A aquisição dos ônibus elétricos é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e o Governo Federal, com recursos do PAC Seleções e um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para os usuários diários do transporte público, como a autônoma Roseane Amorim, moradora do bairro Mangueirão, a chegada dos novos ônibus traz alívio e expectativa de melhorias. “Com ar-condicionado, a viagem será mais confortável, especialmente em nossa cidade, que é muito quente”, comentou Roseane.
Os novos ônibus elétricos de Belém são considerados os mais modernos do Brasil. Eles utilizam tecnologia avançada e são construídos como monoblocos, em vez de chassis com carroceria, o que os torna mais leves, seguros e econômicos. Além disso, danificam menos o asfalto e oferecem maior segurança e conforto aos passageiros, bem como melhor consumo energético. Esses veículos são do mesmo modelo utilizado na Conferência das Partes (COP) em Dubai.
Os ônibus também são adaptados para pessoas com deficiência e estão equipados com ar-condicionado, internet wi-fi e carregadores de celular para todos os passageiros. A cabine do motorista possui assento pneumático, direção moderna com controladores, monitor para sete câmeras internas e externas, além de retrovisores digitais.
Com uma autonomia de 270 quilômetros com o ar-condicionado ligado, os ônibus têm capacidade para até 76 passageiros e podem ser completamente carregados em menos de três horas. Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América Latina, destacou a eficiência da produção dos veículos: “Produzimos esse ônibus em trinta dias. Nossa alta capacidade de produção permite uma rápida entrega de projetos especiais, como aqui em Belém.”
Ana Valéria Borges, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), explicou que a transição dos combustíveis fósseis para a energia elétrica impactará positivamente a qualidade de vida dos usuários e dos operadores do transporte público da cidade.