Estudo do Instituto Hercílio Randon demonstra vantagens da nanotecnologia em componentes automotivos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Instituto Hercílio Randon / Secco Comunicação)

O Instituto Hercílio Randon (IHR), uma instituição privada brasileira focada em inovação e desenvolvimento de tecnologias disruptivas, apresentou um estudo inovador no 16º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios e Controle de Movimentos & Mostra de Engenharia de Freios, realizado em Farroupilha, nos dias 26 e 27 de junho. A pesquisa destacou as vantagens da nanotecnologia na melhoria de componentes automotivos estruturais, especificamente com a incorporação de nanopartículas de nióbio em ligas de ferro fundido.

O estudo realizado pelo IHR envolveu a nanoestruturação do ferro fundido nodular utilizado em componentes do sistema de freios para veículos comerciais. Os resultados mostraram melhorias significativas na confiabilidade mecânica e na qualidade geral do componente, especialmente nos aspectos de segurança e durabilidade. A nanotecnologia aplicada resultou em uma microestrutura mais uniforme, com melhor distribuição dos nódulos de grafite. Ensaios mecânicos indicaram um aumento de 34% na tensão de escoamento e uma vida útil 35% superior em comparação com ligas convencionais.

Implicações para a indústria automotiva
A demanda crescente por segurança e longevidade dos sistemas de freio tem levado as empresas do setor a adotarem novas estratégias de desenvolvimento. A incorporação de nanomateriais às ligas metálicas permite o redesenho das peças, otimizações geométricas e a consequente redução de massa, contribuindo para metas de sustentabilidade, como a diminuição das emissões de carbono. Esses avanços são decisivos para atender aos rigorosos requisitos de desempenho e segurança da indústria automotiva.

Sobre o Instituto Hercílio Randon
Fundado em 2021, o Instituto Hercílio Randon tem como missão transformar conhecimento em aplicações práticas, contribuindo para a inovação e o desenvolvimento tecnológico em áreas como mobilidade, eletrônica embarcada e materiais inteligentes. O IHR realiza pesquisas disruptivas em parceria com instituições públicas e privadas de ciência e tecnologia, universidades, empresas, startups e órgãos governamentais.

Seus projetos abrangem megatendências da indústria automobilística, incluindo eletromobilidade, nanotecnologia, compósitos estruturais, conectividade e sistemas de propulsão. Atualmente, o IHR está envolvido em mais de 60 projetos, destacando-se pela proximidade com polos industriais, velocidade e agilidade em suas operações, além de parcerias estratégicas com empresas que possuem competências complementares e infraestrutura robusta para o desenvolvimento de inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.