Do PORTAL UNIBUS
Foto: Ricardo Marajó (SMCS / Prefeitura de Curitiba)
Curitiba vai ganhar a primeira linha direta entre o Tatuquara e o Centro da cidade. A Urbanização de Curitiba (Urbs) está preparando a implantação da Linha Direta Terminal Tatuquara/Rui Barbosa, com operação prevista para o fim de julho.
Com um trajeto de 43,5 quilômetros, a linha contará com ônibus equipados com portas em ambos os lados. O embarque e desembarque serão realizados por escada do lado direito no Terminal Tatuquara e na Praça Rui Barbosa, e por rampa do lado esquerdo nas estações-tubo ao longo do percurso.
“Determinei à Urbs que criasse essa linha para atender a população que precisava dessa ligação direta até o Centro”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
De acordo com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, além do Terminal Tatuquara e da Praça Rui Barbosa, a linha terá mais duas paradas nas estações-tubo PUC e Paiol.
Expansão
Maia Neto também informou que há planos para ampliar o Terminal Tatuquara, inaugurado há três anos. A proposta é dobrar o tamanho do terminal, que passará a contar com maior integração, incluindo linhas alimentadoras e troncais da CIC e do Pinheirinho, além de novas conexões com Fazenda Rio Grande, Araucária e Sítio Cercado.
Localizado próximo à Rua da Cidadania do Tatuquara, o terminal é o 22º da cidade e foi inaugurado em 29 de maio de 2021. Atualmente, atende cerca de 34 mil passageiros por dia com suas oito linhas, sendo uma referência em modernidade e mobilidade na região Sul de Curitiba, abrangendo os bairros Campo do Santana, Caximba e Tatuquara. “O Terminal Tatuquara melhorou a vida da população, trouxe praticidade e reduziu o tempo de deslocamento”, destacou Maia Neto.
Integração
Um dos principais benefícios do terminal é a integração temporal, realizada por meio do cartão-transporte da Urbs. Isso permite que os usuários utilizem os serviços da Prefeitura na Rua da Cidadania do Tatuquara sem pagar uma nova tarifa.
Após validar o cartão no terminal, o usuário tem dez minutos para validá-lo novamente no validador da Rua da Cidadania, podendo retornar ao terminal dentro de um prazo máximo de duas horas.
A nova linha e a ampliação do terminal reforçam o compromisso da Urbs e da Prefeitura de Curitiba em melhorar a mobilidade urbana e oferecer um transporte público de qualidade para a população.