Salvador aumenta frota de ônibus elétricos como parte de estratégia de sustentabilidade

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Betto Jr (SECOM / Prefeitura de Salvador)

As principais cidades do mundo estão traçando estratégias para transformar suas frotas de transporte coletivo em 100% elétricas, com o objetivo de reduzir os impactos das emissões de gases de efeito estufa provenientes de veículos movidos a combustíveis fósseis. Salvador, por exemplo, é a terceira cidade brasileira com o maior número de veículos elétricos em circulação.

Na capital baiana, atualmente existem oito ônibus elétricos que utilizam baterias recarregáveis, mas nos próximos meses, 100 novos veículos serão integrados à frota do sistema BRT. A expectativa é de que, até 2049, quando completa 500 anos de fundação, a cidade não conte mais com veículos poluentes no transporte público.

De acordo com Diogo Pires, diretor de Planejamento de Transportes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a maior parte dos gases emitidos na cidade vem da frota de ônibus. “São 58,3%, as outras fatias são de resíduos (21,3%) e da matriz energética (20,4%). Estamos enfrentando situações de eventos climáticos extremos e chegamos a uma zona que não é mais de conforto. Precisamos começar a mitigar esses efeitos”, afirma.

Segundo Pires, o processo de eletrificação da frota não só ajuda a minimizar os impactos ambientais, mas também traz uma maior economia, já que os custos operacionais dos ônibus elétricos são menores que os daqueles movidos a combustíveis fósseis.

Os ônibus elétricos são considerados silenciosos, têm baixo custo de manutenção e são capazes de rodar até 250 km com uma carga total de quatro horas. Salvador conta com um eletroterminal — o maior do Brasil em área pública, construído ao lado da Estação Rodoviária do BRT. Um segundo eletroterminal está em fase final de elaboração do projeto. “O eletroterminal tem a capacidade de carregar até 20 ônibus simultaneamente, além de ter a capacidade para operar pelo menos 40 veículos elétricos ao longo do dia”, explica Pires.

A recepcionista Cássia Moreira, que mora no bairro do Tororó e utiliza o sistema BRT diariamente, afirmou que suas viagens ao trabalho ficaram mais rápidas e tranquilas com os novos ônibus elétricos, que são mais confortáveis e menos ruidosos do que os movidos a diesel. “Traz um conforto a mais, sobretudo em horário de pico, quando os ônibus costumam estar mais cheios, momento em que o calor é inevitável. Sem contar que, agora, ganho minutos a mais no meu dia por não precisar fazer tanta integração para chegar no trabalho”, comenta Cássia.

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