Do PORTAL UNIBUS
Foto: Andreivny Ferreira
Uma pesquisa realizada pelo Instituto EXATUS e divulgada pelo jornal AGORA RN revelou, dentre outros dados, que 60,86% dos passageiros estão insatisfeitos com o transporte público em Natal. Vereadores da capital potiguar, tanto da situação quanto da oposição, comentaram os resultados e a situação atual do serviço.
O vereador Luciano Nascimento (PSD) classificou a situação do transporte público como precária. “Para completar o descaso com a população, retiraram várias linhas de ônibus importantes e nunca mais retornaram”, afirmou, destacando também a promessa não cumprida do prefeito Álvaro Dias (Republicanos) de realizar a licitação dos transportes públicos.
A vereadora Brisa Bracchi (PT) reforçou que a pesquisa confirma suas denúncias. “O transporte público em Natal é uma vergonha. Frota precária, qualidade inferior ao valor cobrado na passagem e muitas regiões sem cobertura”, disse. Ela criticou a redução da frota e a eliminação de linhas que integravam a UFRN com a cidade durante a pandemia.
“As grandes cidades do mundo têm investido em trens e bondes elétricos, climatização na frota e políticas de incentivo ao transporte público e mobilidade ativa, em detrimento de veículos particulares”, apontou Brisa Bracchi.
O vereador Daniel Valença (PT) afirmou que o problema é histórico e não foi resolvido por gestões anteriores, incluindo a de Álvaro Dias. Ele mencionou que o prefeito se aliou aos empresários do Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos) em ação judicial promovida pela deputada Natália Bonavides (PT). Valença também criticou o veto do prefeito a um projeto que aumentava os poderes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para determinar itinerários e horários dos ônibus.
A vereadora Camila Araújo (União Brasil) reconheceu o esforço do prefeito Álvaro Dias em solucionar alguns problemas, como a reforma das paradas de ônibus e a otimização das linhas. No entanto, ela destacou a necessidade urgente de uma licitação do transporte público, um processo parado há pelo menos duas décadas.
Camila Araújo comparou Natal com outras capitais do Nordeste, como João Pessoa, Recife e Fortaleza, onde já existem ônibus mais novos, com ar-condicionado, piso baixo e paradas que informam o tempo de espera. “Toda a cidade ganha com esse processo, sobretudo o usuário, que paga por esse transporte e merece um serviço que atenda às suas expectativas”, observou.
O vereador Kleber Fernandes (Republicanos) enfatizou a importância de buscar alternativas para que o sistema de transporte público funcione adequadamente. Ele mencionou tentativas frustradas de licitação e a necessidade de redesenhar as linhas de ônibus e redimensionar as rotas, avaliando o fluxo de usuários e o perfil da população. Fernandes também defendeu o subsídio da tarifa para viabilizar uma frota melhor sem aumentar o preço da passagem para o usuário.