Volvo BZL Elétrico inicia operação regular em Curitiba

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

Após uma fase de testes bem-sucedida, o Volvo BZL Elétrico entrará em operação regular em Curitiba, Paraná. A Volvo mantém uma cooperação histórica com a cidade, desenvolvendo dezenas de projetos de veículos especiais para o sistema público de transporte, com foco em segurança, eficiência e redução de emissões por passageiro transportado.

O Volvo BZL Elétrico foi adquirido pela Viação Redentor, uma das operadoras do sistema de transporte urbano de Curitiba. A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar as emissões de CO². “Temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030 e em 100% até 2040”, declarou André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

Eficiência Energética
Testes conduzidos pela Urbs, o órgão gestor do sistema de transporte público local, destacaram a eficiência energética do Volvo BZL Elétrico, sua ausência de ruído, baixo nível de vibração, além de oferecer muito conforto e segurança para os passageiros e motoristas. “A marca é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo, com mais de cinco mil ônibus eletrificados em circulação em vários continentes”, afirmou Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo.

O Volvo BZL Elétrico de Curitiba é equipado com quatro baterias de íon-lítio de 94 kWh e movido por um motor elétrico de 200 kW e 425 Nm de torque. A caixa de câmbio e o motor estão acoplados ao eixo de transmissão, garantindo mais robustez e alta disponibilidade. O sistema de refrigeração das baterias é independente, proporcionando mais segurança e facilidade na operação e manutenção. Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem autonomia de até 300 quilômetros, permitindo operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem à noite.

Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

Cooperação Técnica
A operação regular do ônibus elétrico é mais um capítulo na longa história de cooperação técnica entre a Volvo, os operadores e a cidade de Curitiba, reconhecida por adotar soluções inovadoras para a mobilidade urbana. O município é signatário do Acordo de Paris e tem como meta zerar as emissões de 33% de sua frota até 2030 e 100% até 2050.

Desde a instalação de sua fábrica em Curitiba no final dos anos 1970, a Volvo contribuiu para a modernização do transporte de passageiros da capital paranaense. O melhor exemplo são os ônibus biarticulados, introduzidos há mais de três décadas, que trouxeram alta eficiência, qualidade e segurança no deslocamento de pessoas. A partir da experiência bem-sucedida em Curitiba, o conceito foi implantado em diversas outras metrópoles, rendendo à Volvo a liderança em sistemas BRT. Recentemente, a marca anunciou que, a partir de agosto, iniciará testes com seu primeiro biarticulado elétrico na cidade.

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