Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Scania)
A Scania reportou um crescimento de 137% nas vendas de ônibus de janeiro a maio deste ano, totalizando 234 unidades, em comparação com 100 veículos no mesmo período do ano passado. O mercado de veículos acima de 8 toneladas, incluindo urbanos e rodoviários, também cresceu, passando de 562 para 849 unidades, um aumento de 51%.
Com esses números, a participação de mercado da Scania aumentou em 10 pontos percentuais, alcançando 28%, posicionando-se atrás apenas da Mercedes-Benz. Segundo Alex Nucci, diretor de vendas e soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, a recuperação dos segmentos de fretamento e turismo nos últimos doze meses impulsionou a renovação da frota.
Nucci destacou que cerca de cinquenta das 234 unidades vendidas eram urbanas, enquanto o restante era composto por veículos rodoviários, principalmente dos modelos K 410 e K 450. “O cenário de redução dos juros e a maior oferta de crédito estimularam as compras de empresas que operam nessas áreas”, afirmou.
Felipe Angelini, responsável por soluções conectadas da Scania no Brasil, ressaltou que a incorporação da tecnologia XPI, alinhada às regras do Euro 6, resultou em uma redução média de 8% no consumo de combustível, chegando a até 13% em alguns casos, o que equivale a uma economia de R$ 1,6 mil por mês por veículo.
Angelini também destacou o impacto positivo das soluções tecnológicas de monitoramento de uso do veículo. “Nosso serviço de torre de controle, por exemplo, observa diagnósticos de falhas e incidências de sobrecarga, além dos treinamentos aplicados em nossa rede de concessionárias para melhorar o modo de condução”, explicou.
Atualmente, a Scania possui 80 mil veículos conectados no Brasil, contribuindo para a eficiência e economia operacionais das frotas.