Linha de crédito para ônibus e caminhões elétricos é lançada em MG

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) iniciou, em junho, durante o Mês do Meio Ambiente, uma nova linha de crédito destinada a financiar a aquisição de máquinas e equipamentos voltados à redução de emissões de gases de efeito estufa e à adaptação às mudanças climáticas.

Empresas mineiras de médio e grande porte terão acesso a essa linha de crédito, denominada Finame Fundo Clima, com taxas de juros variando entre 9,78% e 12,24% ao ano e prazo de até 12 anos para pagamento. Os itens financiáveis incluem ônibus e caminhões elétricos ou movidos a biocombustível, máquinas para agricultura sustentável, sistemas geradores fotovoltaicos, equipamentos para transporte urbano coletivo de passageiros sobre trilhos, entre outros. Além disso, as empresas terão até dois anos de carência.

“Essa linha promove a transição para uma economia verde sustentável do ponto de vista econômico e social. É um incentivo aos investimentos em inovação e descarbonização, com geração de emprego, renda e resiliência climática. Entendemos que é urgente oferecer condições vantajosas para que as empresas mineiras atuem nessa transição”, afirmou Gabriel Viégas Neto, presidente do BDMG.

Investimento verde
Os itens financiáveis pela nova linha incluem desenvolvimento urbano resiliente e sustentável, como luminárias de LED para iluminação pública. No setor de transporte, será possível financiar ônibus elétricos para transporte público, inclusive escolar, e equipamentos para infraestrutura de recarga de veículos elétricos. Também serão financiados itens relacionados à transição energética, como sistemas geradores fotovoltaicos, aquecedores solares e sistemas para produção de hidrogênio verde.

Recursos e requisitos
Os recursos da linha Fundo Clima provêm do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Um dos pré-requisitos é que os itens financiados sejam novos e de fabricação nacional.

A nova linha de crédito do BDMG representa uma política de estímulo ao desenvolvimento sustentável em Minas Gerais, incentivando empresas a investirem em tecnologias verdes e contribuírem para a descarbonização da economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo