Foton introduz novos modelos de veículos comerciais no Brasil

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Foton)

A Foton, uma das principais fabricantes globais de veículos comerciais, anunciou a introdução de novos produtos no mercado brasileiro, marcando um avanço significativo em sua atuação no país. As novidades visam reforçar o compromisso da empresa com a inovação e a ampliação do portfólio no Brasil.

Entre os novos lançamentos estão o caminhão semipesado Auman 17T (com Peso Bruto Total de 17 toneladas), duas versões do caminhão semileve Aumark S 315 (com Peso Bruto Total de 3,5 toneladas), duas versões do minicaminhão Wonder (com capacidade de carga útil de até 1.495 kg) e duas picapes híbridas Tunland, V7 e V9. Todos os modelos atendem às exigências do programa Euro 6.

Os veículos, lançados há menos de um ano na China, são equipados com avançada tecnologia de segurança e desempenho e têm preços competitivos. Segundo Darren Lu, Diretor Geral da Foton Brasil, os novos modelos serão inicialmente importados e preparados para atender às demandas específicas do mercado brasileiro.

O caminhão Auman de 17 toneladas será oferecido apenas na versão manual. Os demais modelos terão duas versões cada: o minicaminhão Wonder estará disponível com cabine simples e cabine dupla; as picapes Tunland terão as versões híbridas V7 e V9; e o Aumark S 315 terá opções de transmissão manual e automatizada.

Os lançamentos têm como objetivo expandir a linha de produtos Foton no Brasil, que já inclui uma gama completa de caminhões leves e médios. A meta da empresa é oferecer opções para todos os segmentos de veículos comerciais brasileiros em breve.

Estratégia de crescimento e homologação
“A Foton decidiu trazer esses novos veículos para o Brasil devido ao potencial de crescimento do mercado de transportes local”, afirma Darren. “Com o crescimento de setores como e-commerce e agronegócio, vemos um grande potencial de vendas para nossos veículos comerciais no Brasil. Nossa meta é alcançar duas mil unidades vendidas em 2024 e três mil em 2025. Já iniciamos o processo de homologação dos novos produtos e esperamos concluí-lo até o final de 2024.”

O primeiro modelo a ser comercializado será o Aumark S 315, disponível para venda a partir de agosto nas concessionárias Foton.

Desde 2023, a Foton já comercializa no Brasil os caminhões leves Aumark S 715 (PBT de 7 toneladas) e S 916 (PBT de 9 toneladas), o caminhão médio S 1217 (PBT de 11,5 toneladas) e o semileve 100% elétrico iBlue (PBT de 6 toneladas), que continuarão sendo vendidos ao lado dos novos modelos.

Planos de expansão da rede e pós-venda
“A Foton tem planos de longo prazo para o Brasil”, explica Darren. “Este é um mercado estratégico para nós. Após mais de uma década de estudo do mercado nacional, estamos dando passos importantes. No futuro, traremos caminhões pesados, extrapesados e mais veículos comerciais elétricos e híbridos para o Brasil.”

Atualmente, a Foton possui 30 concessionárias no Brasil e planeja expandir esse número para 50 até o final de 2024, com a meta de ter mais de 100 concessionárias nos próximos cinco anos.

“Nossas concessionárias são especializadas no segmento de veículos comerciais e possuem ampla experiência. Oferecemos um programa de qualificação e reciclagem para os profissionais da rede, além de ferramentas necessárias para um serviço de alta qualidade em qualquer região do Brasil.”

Para fortalecer os serviços de pós-venda, a Foton está com uma campanha de revisões gratuitas de três anos ou 100 mil km para clientes que comprarem os caminhões Aumark S 315, 715, 916 e 1217, proporcionando economia significativa aos clientes.

A empresa mantém um centro de distribuição de peças em Itajaí, Santa Catarina, com mais de quatro mil itens disponíveis para reposição. Todos os novos veículos são produzidos nas modernas fábricas da Foton na China, com possibilidade de produção no Brasil conforme a demanda crescer.

Com um escritório em São Paulo, a Foton conta com departamentos de vendas, pós-venda, engenharia de P&D, TI, finanças e branding. “Acreditamos no mercado brasileiro e estamos investindo no Brasil com um planejamento de longo prazo”, conclui Darren Lu.

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