Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen está em fase avançada de desenvolvimento da plataforma MQB Hybrid para suas operações no Brasil, combinando a tecnologia flex com a eletrificação. Essa plataforma permitirá a produção de carros híbridos leves, híbridos puros ou híbridos plug-in nas fábricas brasileiras da empresa. O presidente da Volkswagen no Brasil, Ciro Possobom, destacou que a introdução dessas tecnologias será guiada pela demanda dos clientes.
“Essa é uma plataforma já disponível na Europa, fornecendo modelos para outras marcas do Grupo Volkswagen e agora está sendo adaptada para o Brasil”, explicou Possobom em conversa com jornalistas após anunciar investimentos de R$ 3 bilhões na fábrica de São José dos Pinhais, PR. “A solução será adaptada de acordo com o tipo de cliente, mas temos flexibilidade para produzir qualquer tipo de tecnologia híbrida, com baterias menores ou maiores.”
Possobom revelou que a nova plataforma será implementada em todas as fábricas brasileiras da Volkswagen, incluindo São Bernardo do Campo e Taubaté, em São Paulo, além de São José dos Pinhais, mas não divulgou o cronograma específico.
Dos R$ 16 bilhões em investimentos anunciados em março, a unidade paranaense já recebeu sua parte, com a introdução de dois novos modelos: o Virtus, que terá produção compartilhada com a fábrica da Anchieta, e uma nova picape. “O que posso adiantar sobre a picape é que ela é completamente nova”, afirmou Possobom.
Os investimentos destinados às unidades de São Bernardo do Campo e Taubaté serão anunciados futuramente. A fábrica de Anchieta, como Possobom mencionou em março, receberá dois novos modelos em desenvolvimento, enquanto Taubaté ganhará um modelo adicional, descrito pelo presidente como “icônico”. No total, a Volkswagen planeja dezesseis lançamentos até 2028, incluindo atualizações de linha, importações e novos modelos.
Sobre a produção do Virtus no Paraná, Possobom afirmou que as projeções da VW indicam uma demanda futura maior pelo sedã, necessitando de um aumento na capacidade de produção. Ele assegurou que isso não implicará necessariamente em uma redução da produção em São Bernardo do Campo, que atualmente fabrica quatro modelos: Polo, Virtus, Nivus e Saveiro. A fábrica precisará acomodar os novos modelos prometidos.
Possobom confirmou que todas as versões poderão ser produzidas nas duas unidades e, se necessário, mais modelos poderão ter sua produção distribuída entre as fábricas no futuro, aproveitando a flexibilidade da plataforma MQB presente nas três unidades.