Do PORTAL UNIBUS
Foto: Danilo Vitorino (Gentilmente cedida ao PORTAL UNIBUS)
A Prefeitura de Parnamirim anunciou a realização de uma audiência pública presencial para discutir o futuro do transporte público coletivo municipal. O evento, convocado pelo secretário de segurança, defesa social e mobilidade urbana, coronel Marcondes Pinheiro, está marcado para o dia 26 de junho, às 9h, no Auditório Clênio José, localizado no Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro Cohabinal.
Aberta a todos os cidadãos e entidades interessadas, a audiência terá como pauta principal três temas: a mudança da modalidade de licitação de Diálogo Competitivo para Concorrência Eletrônica, o financiamento da concessão com subsídio integral (tarifa zero), e a apresentação do planejamento e cronograma da fase preparatória da licitação.
No dia 3 de junho, o prefeito Rosano Taveira (Republicanos) enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei que visa criar o programa “Tarifa Zero” no transporte público municipal. A proposta prevê o lançamento de uma licitação que, segundo a administração municipal, permitirá a implementação da gratuidade ainda este ano, com expectativa de início do novo serviço em novembro.
O subsídio integral necessário para o programa está estimado em R$ 2 milhões por mês, o que representa aproximadamente 2,4% do orçamento municipal. Este investimento visa beneficiar os 252 mil habitantes de Parnamirim, conforme dados do Censo do IBGE de 2022, proporcionando acesso gratuito ao transporte público.