Do PORTAL UNIBUS
Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)
A manutenção preventiva é crucial para assegurar a segurança e a eficiência de qualquer veículo. A substituição regular de peças desgastadas não só prolonga a vida útil do carro, mas também previne acidentes e falhas mecânicas.
Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou, uma startup que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, destaca as peças que necessitam de trocas periódicas e o intervalo recomendado para cada uma. “O filtro de óleo deve ser substituído junto com o óleo, seguindo a quilometragem e a especificação de viscosidade e aditivação do óleo. O óleo do motor precisa ser trocado conforme sua composição ou, no máximo, a cada seis meses, mesmo que a quilometragem recomendada não tenha sido atingida. A correia dentada deve ser trocada entre 60.000 e 100.000 quilômetros, o fluido de freio a cada 10.000 km ou um ano, e a bomba d’água entre 40.000 e 60.000 quilômetros”, explica Faria.
Além dessas peças, Faria ressalta a importância de verificar e, se necessário, substituir outras componentes regularmente, como o filtro de ar, filtro de combustível, filtro de cabine (ar-condicionado), velas de ignição, fluido de transmissão, bateria, amortecedores e suspensão, lâmpadas e fusíveis, e o sistema de arrefecimento (incluindo a substituição do fluido de arrefecimento).
Os pneus, por sua vez, devem ser trocados a cada cinco anos ou quando atingirem o TWI (indicador de desgaste da banda de rodagem). O rodízio de pneus é recomendado a cada 10.000 km para garantir desgaste uniforme e maior durabilidade.
A manutenção regular do veículo e a substituição periódica dessas peças são fundamentais para garantir a segurança, eficiência e longevidade do carro. Seguir as recomendações do fabricante ajuda a evitar problemas e mantém o veículo em excelentes condições de funcionamento.
Faria alerta que muitos proprietários de carros ainda cometem erros comuns na manutenção de peças. “Negligenciar a troca de óleo ou não utilizar a viscosidade correta, ignorar o estado dos pneus, esquecer a substituição de filtros, velas e cabos de ignição, adiar a manutenção do sistema de freios e a troca da correia dentada, não verificar o sistema de arrefecimento, usar peças de qualidade inferior, não seguir o cronograma de manutenção do fabricante, negligenciar a parte elétrica e abastecer em postos de combustível de qualidade duvidosa são erros que podem comprometer o funcionamento do veículo.”
Manter a manutenção em dia é um investimento que proporciona segurança, economia e tranquilidade aos motoristas, além de contribuir para o bom desempenho do veículo.