Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Buser)
A Buser, plataforma de intermediação e revenda de viagens rodoviárias com mais de 11 milhões de clientes no Brasil, está ampliando seus serviços de venda de passagens de ônibus. Desde o início do ano, a startup firmou parcerias com 20 novas empresas de transporte rodoviário, oferecendo ainda mais opções aos viajantes.
Entre as novas parceiras estão a Real Maia Goiânia, Real Maia, Viação Montes Belos, Tocantins Transporte, Viação Nobre e Real Sul. A maioria dessas empresas já começou a vender passagens pelo aplicativo, enquanto outras iniciarão este mês.
Com essas novas parcerias, a Buser está acrescentando quase 1.000 trechos à sua plataforma, incluindo cerca de 300 rotas inéditas, como Belo Horizonte (MG) – Caldas Novas (GO), Campinas (SP) – Itajubá (MG) e Franca (SP) – Passos (MG). Atualmente, o serviço de revenda de passagens da Buser cobre mais de 15 mil trechos em todo o país, com a expectativa de dobrar esse número até o próximo ano.
“O marketplace representa uma frente importante para a Buser, oferecendo aos viajantes mais opções dentro de uma plataforma integrada, complementando o serviço de fretamento colaborativo. É uma via de duas mãos: por um lado, é mais uma opção para o cliente que já conhece nossa plataforma; por outro, é uma ferramenta eficaz de vendas para ajudar as empresas de transporte rodoviário de passageiros a impulsionar seus negócios”, afirma Sávio Caríssimo, head da área Comercial na Buser.
Com seu modelo inovador de uso de ônibus de fretamento e tecnologia para intermediação de grupos, a Buser se destacou por movimentar o setor, que é muito concentrado, com mais de 70% das linhas operadas por apenas duas empresas. Em 2021, a empresa diversificou seus serviços, criando um canal de marketplace em parceria com viações de linhas fixas. Esse serviço, que evita a rivalidade com as linhas tradicionais, tem impulsionado a receita da Buser, tornando-se a segunda principal fonte de faturamento da startup, representando mais de 20% do total.
Nos últimos três anos, a Buser já beneficiou mais de 120 empresas de ônibus com esse modelo de negócios, incluindo grandes grupos como Itapemirim, Eucatur, Catedral, Guerino Seiscento, Roderotas, Adamantina e Expresso Nordeste. “Desde que iniciamos o serviço, temos ajudado a impulsionar e digitalizar as vendas do setor. Nosso objetivo é ser mais do que um canal de vendas, mas um parceiro que gera valor agregado e ajuda na ocupação e capilaridade dos negócios. São sete anos de experiência, e muitos aprendizados que podemos compartilhar enquanto plataforma”, conclui Sávio.