Novo sistema de transporte público de Parnamirim vai extinguir micro-ônibus e tem previsão de atender três vezes mais pessoas por mês

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Danilo Vitorino (Gentilmente cedida ao PORTAL UNIBUS)

O projeto que tramita na câmara municipal de Parnamirim que prevê a licitação do sistema de transporte municipal da cidade e a implementação do projeto “Tarifa Zero” prevê significativas melhorias para a população. É o que promete o professor do departamento de engenharia civil da UFRN Rubens Ramos, que fez um estudo encomendado pela prefeitura para a implementação do novo sistema. Dentre as melhorias apontadas estão a adoção de apenas ônibus pesados ou de médio porte e a ampliação da rede de linhas, o que pode proporcionar o atendimento de uma demanda de até 60 mil passageiros por dia.

As informações foram concedidas pelo acadêmico durante entrevista à Rádio Mar e Campo, concedida no último sábado, 08. O projeto, que tramita na câmara de vereadores, prevê que o programa “Tarifa Zero” seja implementado por projeto de lei e, com ele, a licitação do sistema deverá ser lançada até o mês de novembro.

Segundo Rubens Ramos, a rede de transporte municipal de Parnamirim não contará mais com ônibus de pequeno porte, como os que circulam hoje no sistema interbairros. “Não teremos mais micro-ônibus. Vamos ter o padrão ‘midibus’, que tem chassi de ônibus grande, mas é de tamanho menor. Serão ônibus com [chassi de] 10 metros, que tenha o mesmo chassi do ônibus pesado. E, por ser mais curto, fará linhas de lugares onde não seja possível um ônibus grande rodar”, disse Rubens, informando ainda que o sistema terá a presença de ônibus da linha pesada, com chassis de 12 ou 13 metros em linhas de maior demanda. “Ligações como a do centro para Nova Parnamirim deverá contar apenas com ônibus pesados”.

Ainda segundo o professor do departamento de engenharia civil da UFRN, o projeto prevê polos de integração em algumas das principais zonas de movimentação de Parnamirim. “Teremos pontos de integração [de linhas] no centro e em Nova Parnamirim”, disse Rubens Ramos, explicando também que todas as regiões da cidade serão atendidas pelo sistema, incluindo aquelas que tenham alguma dificuldade de atendimento atualmente, como Encanto Verde e Bela Parnamirim.

Não está descartado, segundo Rubens, que o projeto possa contemplar a aquisição de ônibus elétricos.

Rubens Ramos aposta que a qualidade dos veículos que deverão ser empregados no sistema deverá atrair novos passageiros para o sistema de Parnamirim. “A principal variável, hoje, do transporte público, para [atrair] o usuário, é a qualidade do veículo. É preciso que haja a melhora na qualidade desse veículo para dar conforto para as pessoas. Se lá nos anos 1990 existia carro sem ar e ônibus sem ar, hoje tem quem queira pegar um carro com ar do que um ônibus que não tem ar condicionado”, disse.

Três vezes mais passageiros
Ainda na entrevista, Rubens Ramos explicou que a modelagem do sistema construído para Parnamirim, com a implantação da Tarifa Zero, prevê que o sistema possa transportar até 1,5 milhão de passageiros por mês, o que triplicaria a movimentação de passageiros no sistema. “Seriam 60 mil pessoas por dia, o que seria um número proporcional ao que vemos em Caucaia, no Ceará”, disse, citando a maior cidade brasileira que tem um sistema de transporte público sem cobrança de tarifa.

Tarifa zero convivendo com sistemas pagos
Rubens Ramos comentou, também, sobre como o sistema de Parnamirim deverá conviver, sem cobrança de tarifa, com linhas de ônibus que ligam a cidade a outros polos da região, como Natal e São José de Mipibu, além do transporte ferroviário – ambos continuarão a cobrar tarifa.

“Realmente é um problema de competência administrativa. Até mesmo um problema a nível Brasil, já que o trem é de competência federal. Já as linhas de Parnamirim para outras cidades são de competência do DER, que é estadual. Infelizmente, essas esferas [de gestão] não conversam. Não quer dizer que não conversem. Vamos buscar o diálogo com a CBTU, por exemplo, para ver o que pode ser feito, já que chegar até a estação de trem será de graça”, disse.

Rubens Ramos também demonstrou estar esperançoso de que, com a abolição da cobrança de tarifa, a gestão estadual do transporte olhe para Parnamirim com outros olhos e abra a possibilidade de estudar a Tarifa Zero em toda a região metropolitana de Natal. “Não seria um custo gigantesco para o governo e o benefício seria gigante. Principalmente, em termos de dinâmica de movimento na grande Natal”, disse.

Você pode conferir a entrevista completa no vídeo abaixo:

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