Balanço da ANFAVEA mostra que produção de ônibus no Brasil atinge maior patamar em 9 anos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)

O segmento de ônibus apresentou um cenário contrastante nos primeiros meses de 2024, conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) na última sexta-feira, 7 de junho. A produção de ônibus aumentou significativamente entre janeiro e maio, enquanto as vendas registraram uma queda acentuada.

Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, explicou que a variação se deve ao programa Caminho da Escola, que no ano passado teve todas as unidades emplacadas no primeiro trimestre, enquanto em 2024 os emplacamentos devem se intensificar a partir de junho. “Até agora, vendemos 400 ônibus para o programa Caminho da Escola, enquanto no mesmo período do ano passado o volume era de aproximadamente 2.500 unidades”, afirmou Freitas.

Expectativas para o segundo semestre
Freitas espera um aumento no volume de vendas a partir de junho e no segundo semestre, uma vez que já foram contratadas 5.400 unidades pelo programa, com a expectativa de atingir 6.000 unidades até o final do mês. De janeiro a maio, a produção totalizou 12.000 unidades, a maior para o período desde 2015, representando um aumento de 58,5% em comparação com o ano anterior. Em maio, foram produzidos 2.700 chassis, um aumento de 40,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas uma queda de 2,7% em relação a abril.

As vendas de chassis nos cinco primeiros meses do ano somaram 7.100 unidades, uma queda de 25,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em maio, foram comercializadas 1.300 unidades, uma redução de 33,2% em relação a maio de 2023 e uma queda de 26,1% em comparação com abril.

É importante notar que os ônibus são emplacados alguns meses após a produção do chassi, pois são enviados para as encarroçadoras finalizarem o veículo, só então entrando nas estatísticas de vendas.

Exportações
Nos primeiros cinco meses do ano, foram exportados 1.600 ônibus, um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2023. Em maio, as exportações somaram 311 unidades, uma queda de 26,7% em comparação com maio do ano passado e uma redução de 30,6% em relação a abril.

Indústria de caminhões retoma crescimento
Após um ano difícil em 2023, a indústria de caminhões superou o impacto dos preços mais altos dos veículos Euro 6 e voltou a crescer. Segundo Eduardo Freitas, de janeiro a maio foram produzidos 52.200 veículos, um aumento de 29,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Freitas destacou que ainda há espaço para crescimento ao longo do ano. Em maio, foram produzidos 11.200 caminhões, um aumento de 33,1% em relação a maio do ano passado, mas uma queda de 4,2% em comparação com abril. Ele explicou que a redução em maio se deve ao fato de o mês ter um dia útil a menos, considerando a produção mensal como estável.

As vendas de caminhões em maio somaram 9.500 unidades, um aumento de 16,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, mas uma queda de 11,3% em comparação com abril. Freitas mencionou que parte dessa queda se deve à tragédia ocorrida no Rio Grande do Sul, que impactou negativamente as vendas no estado. Em abril, foram vendidos 743 caminhões no Rio Grande do Sul, contra 291 em maio, uma queda de 61%.

No acumulado do ano, os emplacamentos de caminhões chegaram a 46.800 unidades, um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, as exportações registraram uma queda de 14,4% de janeiro a maio em comparação com 2023, totalizando 6.800 unidades. Em maio, foram exportados 1.300 caminhões, uma retração de 1,2% em relação a maio de 2023, mas um crescimento de 8,4% em comparação com abril.

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