Brasil tem mais linhas de trem e metrô sob concessão privada do que estatal pela primeira vez

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (CBTU)

Pela primeira vez na história, o Brasil possui mais quilômetros de linhas de trem e metrô sob concessão privada (596 km) do que sob controle estatal (513 km). Esse marco reflete um aumento significativo no número de concessões de transporte na última década, com mais empresas privadas assumindo os serviços. A concessão da Linha 7-Rubi de São Paulo, atualmente em processo de assinatura de contrato, exemplifica essa transição.

A importância desse fenômeno é notável: mais de 8 milhões de pessoas utilizam trens ou metrôs diariamente no Brasil, e o sistema ferroviário é um indicador crucial de desenvolvimento urbano e regional.

Entretanto, o Brasil ainda investe pouco na expansão das linhas. No ano passado, apenas 4 km de malha ferroviária foram construídos, muito aquém da expectativa de 16 km. O país não lidera nem na América Latina, onde a Cidade do México possui mais linhas de metrô do que São Paulo, apesar de ter uma população menor.

A necessidade de investimentos é colossal. O Brasil precisa de R$ 285 bilhões para atender à demanda total de expansão ferroviária. Por exemplo, o custo de um único vagão é cerca de R$ 1,5 milhão.

As concessões emergem como uma solução viável, permitindo que o Estado conceda o direito à iniciativa privada de explorar esses serviços em troca de realizar os investimentos necessários. Os projetos de concessão previstos para os próximos anos somam R$ 171 bilhões. Em geral, a operação sob concessão é mais econômica:

  • Custo por passageiro em uma linha privatizada: R$ 2,00
  • Custo por passageiro em uma linha estatal: R$ 3,20

Atualmente, apenas 12 das 27 capitais brasileiras possuem um sistema de metrô. As concessionárias calculam que a expansão desse meio de transporte para outras cidades tem o potencial de movimentar mais de R$ 50 bilhões.

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