Do PORTAL UNIBUS
Foto: Ana Amaral (ASCOM / Prefeitura de Parnamirim)
O prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira (Republicanos), enviou à Câmara de Vereadores da cidade nesta segunda-feira, 03, um Projeto de Lei que visa a criação do programa “Tarifa Zero” no transporte público Interbairros. Com a aprovação do projeto, será lançada uma licitação do sistema de transporte da cidade, que permitirá, segundo a administração municipal, a implementação da gratuidade ainda este ano. A expectativa é que o novo serviço comece a funcionar em novembro.
O subsídio integral para o programa está orçado em R$ 2 milhões por mês, representando cerca de 2,4% do orçamento municipal. Este investimento permitirá que os 252 mil habitantes de Parnamirim, segundo o último Censo do IBGE de 2022, tenham acesso ao transporte público sem custo.
Em comparação, o custo estimado para implementar um programa semelhante em Natal seria de aproximadamente R$ 16 milhões por mês, ou 4% do orçamento municipal. No Nordeste, a cidade de Caucaia, no Ceará, não cobra tarifa no transporte público desde 2021. Recentemente, a cidade de Santo André, em São Paulo, que possui uma população similar à de Natal, também iniciou discussões sobre a implementação da tarifa zero.
Para garantir a viabilidade do Programa Tarifa Zero, a Prefeitura de Parnamirim contou com uma consultoria técnica feita em parceria entre a UFRN e a FUNPEC, sob a coordenação do professor de engenharia de transportes Rubens Ramos. A parceria com a universidade visa assegurar que o projeto seja implementado de forma eficiente e sustentável.
A proposta segue agora para análise e votação na Câmara de Vereadores. Caso seja aprovada, a licitação do sistema Interbairros contará com o programa implementado. Assim, segundo a prefeitura, é esperado o início do serviço gratuito, já licitado, até novembro deste ano.