Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz anunciou a ampliação do pacote de segurança de série para o ônibus rodoviário O 500 RSD 2445, com 450 cavalos de potência e transmissão automatizada. Itens que antes eram opcionais, como sistema de frenagem de emergência (ABA5), piloto automático adaptativo (ACC), controle inteligente de farol alto (IHC) e sistema de leitura de faixa (LDWS), agora fazem parte do equipamento padrão do veículo.
Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirmou: “Os avanços constantes em tecnologia de segurança ativa para os ônibus rodoviários O 500 reafirmam o compromisso da marca com motoristas, passageiros e o ecossistema do transporte.”
Características do O 500 RSD
O chassi O 500 RSD 6×2, disponível nas versões 2445 de 450 cavalos e 2438 de 380 cavalos, é indicado para o transporte regular de médias e longas distâncias, bem como para operações de turismo. A linha Mercedes-Benz O 500 inclui modelos para curtas, médias e longas distâncias, além de operações de fretamento e turismo, com tração 4×2, 6×2 e 8×2, aptos para carroçarias convencionais, High Deck e Double Deck.
O modelo O 500 RSD 2445 6×2 é equipado com o motor Mercedes-Benz OM 460 LA, que oferece 449 cv a 1.600 rpm e torque de 2.200 Nm a 1.100 rpm. A transmissão automatizada de 12 marchas, item de série, destaca-se pela eficiência, robustez e redução no consumo de combustível, além de menores custos de manutenção.
Tecnologias de segurança
A Mercedes-Benz consolida os ônibus O 500 rodoviários com avançados sistemas de segurança. O sistema de frenagem de emergência (ABA5) intervém em caso de colisão iminente, reconhecendo veículos, ciclistas e pedestres. Se o motorista não reagir, o sistema aciona os freios automaticamente, podendo chegar a uma frenagem de emergência completa.
O piloto automático adaptativo (ACC) mantém uma distância segura do veículo à frente, ajustando a velocidade conforme necessário. Se o motorista não reagir a uma situação de emergência, o sistema freia automaticamente.
O sistema de leitura de faixa (LDWS) detecta a posição do ônibus em relação às faixas da estrada, emitindo alertas visuais e sonoros se o veículo sair da faixa sem intenção. Esse recurso é fundamental para prevenir acidentes.
O controle inteligente de farol alto (IHC) ajusta automaticamente o farol alto ao detectar veículos em sentido contrário, permitindo que o motorista se concentre na estrada.
Conforto e eficiência
A transmissão automatizada do O 500 RSD inclui funcionalidades como EcoRoll, que utiliza a inércia do veículo para economizar combustível, PowerMode, para mudanças de marcha em rotações mais altas, e Assistente de partida em rampa, que facilita as partidas em inclinações.
“O objetivo é proporcionar conforto ao motorista e segurança nas estradas, atributos essenciais para o transporte de passageiros no Brasil e em países da América Latina, onde nossa empresa exporta os ônibus rodoviários O 500,” conclui Walter Barbosa.