Nova faixa exclusiva para ônibus será implantada na Felizardo Moura a partir de hoje

Faixa exclusiva diminui tempo de travessia de ônibus em 75% na Felizardo Moura

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Arquivo (Por Dentro do RN)

A implementação de uma faixa exclusiva para transporte público na Avenida Felizardo Moura, em Natal, está facilitando a vida de quem utiliza a via durante os horários de pico para atravessar a ponte de Igapó, na zona Norte da cidade. Desde a última segunda-feira (27), quando a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) adotou a medida, o tempo de travessia dos ônibus diminuiu em 75%.

A faixa exclusiva é operada tanto pela manhã quanto no final da tarde, beneficiando motoristas do transporte público. “Está ótimo agora. Era para ter feito isso há muito tempo. Antes, eu demorava de meia hora a quarenta minutos para atravessar. Agora passo em cinco minutos”, relatou Francisco Edson, motorista de ônibus, em entrevista ao jornal Tribuna do Norte.

A medida tem sido bem recebida, especialmente por aqueles que dependem do transporte público. Ana Lúcia, auxiliar de escritório de 61 anos, que trabalha nas imediações e enfrenta o horário de maior movimento todos os dias, destacou a melhoria: “A mudança é que a gente não está mais passando uma eternidade no trânsito. Eu ficava cerca de meia hora, 40 minutos para conseguir ir de um lado para o outro. Ontem, não demorou 10 minutos”, disse.

Ao PORTAL UNIBUS, o coordenador jurídico do SETURN, Augusto Maranhão Filho, comemorou o resultado da medida e pediu mais empatia de quem demonstrou contrariedade com a medida. “Compreendo as críticas das pessoas que estão no transporte individual, mas sinto que devemos ter um mínimo de empatia [para com] as pessoas que não tem como escolher o itinerário a seguir e ficavam em pé no transporte parado nos arredores da ponte”, disse, informando que a medida aumentou a eficiência da circulação dos ônibus que trafegam na via e atendem os bairros da Zona Norte da capital potiguar.

Implantação da faixa de ônibus
A faixa é sinalizada com cones ao longo do trecho e a operação é monitorada por inspetores e agentes de mobilidade da STTU, que orientam a prioridade dos ônibus e opcionais, além de coordenar o fluxo de veículos particulares e a travessia de pedestres. A faixa funciona no sentido Centro/região Norte, a partir da loja Compal até o acesso à Ponte de Igapó, das 16h30 às 19h30, replicando o modelo de restrição aplicado pela manhã para quem vem da região Norte.

Os carros particulares e outros veículos continuam com duas faixas para cada lado. Ontem (28), a retenção durante o horário de pico da tarde não passava da Compal.

A STTU orienta que motoristas com maior flexibilidade evitem usar a ponte durante esses horários, devido às obras de restauração realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que têm reduzido o fluxo de veículos.

As obras na ponte, iniciadas há oito meses, alcançaram apenas 25% de conclusão até este mês de maio, conforme informações do DNIT. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados no primeiro semestre de 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo