Do PORTAL UNIBUS
Foto: Mauricio Tonetto (Secom / Governo do RS / Via Fotos Públicas)
Com o estado do Rio Grande do Sul enfrentando uma calamidade pública devido às cheias que afetam toda a região desde o início de maio, as empresas do setor de transporte e logística estão demonstrando resiliência ao superar obstáculos e garantir o abastecimento essencial à população, apesar das adversidades enfrentadas.
Os caminhões têm desempenhado um papel fundamental, operando de forma frenética para transportar alimentos, água e medicamentos, conectando pontos de arrecadação com os locais de acolhimento dos milhares de desabrigados. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETCERGS), Sérgio Mário Gabardo, destaca a importância do setor de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística (TRCL) nesse contexto desafiador.
“Apesar das condições adversas das estradas, bloqueios e acessos complicados, as empresas estão comprometidas em manter suas operações para garantir que os produtos cheguem aos seus destinos e que a população tenha acesso aos itens essenciais. Esse cenário reforça a essencialidade do transporte e logística para toda a economia gaúcha”, afirmou Gabardo.
A maioria desses transportes está sendo realizada de forma voluntária pelos transportadores, que também estão colaborando com iniciativas sociais. O Sindicato está operando por meio do Núcleo de Ação Social (NAS) e COMJOVEM Porto Alegre, preparando e distribuindo alimentos em entidades responsáveis pelo acolhimento de desabrigados. Além disso, estão sendo aceitos donativos essenciais, como colchões, água potável e materiais de higiene e limpeza.
Para apoiar tanto as empresas quanto a população, o SETCERGS disponibiliza uma série de recursos online, incluindo mapas atualizados com bloqueios de rodovias, rotas alternativas e informações sobre as condições das estradas. Além disso, lançou a Campanha S.O.S Rio Grande do Sul – Carreta Solidária, uma iniciativa de solidariedade para auxiliar as vítimas das enchentes.
As doações podem ser feitas por meio do PIX [email protected], entregues pessoalmente na sede do SETCERGS (Av. São Pedro, 1420, Bairro São Geraldo – CEP.: 90230-124) ou nos pontos de coleta da Campanha S.O.S Rio Grande do Sul – Carreta Solidária em diversas cidades, cujos endereços podem ser conferidos no site www.setcergs.com.br.