Grande Recife não será atendida por recursos de renovação de frota de ônibus pelo Novo PAC

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

A Região Metropolitana do Recife não será contemplada com os recursos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) destinados à renovação da frota de ônibus urbanos no país. Dos R$ 10,6 bilhões disponibilizados para a compra de 5.311 novos ônibus menos poluentes, apenas Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, conseguiu garantir R$ 140 milhões para modernização de sua frota.

Enquanto isso, no último dia 08, o governo federal anunciou um investimento significativo para a aquisição de veículos elétricos e ônibus Euro 6, além de veículos sobre trilhos, como parte do segundo eixo do Novo PAC Seleções – Cidades Sustentáveis e Resilientes. No entanto, a ausência de contrato entre o estado e a maioria das empresas operadoras de ônibus na Região Metropolitana do Recife impediu que a região participasse desse financiamento.

A demora na conclusão da licitação das linhas de ônibus, que se arrasta há dez anos, foi apontada como um dos principais motivos para a exclusão da RMR do programa de financiamento. Apenas dois consórcios, MobiBrasil e Conorte, estariam aptos a buscar financiamento, enquanto outras seis empresas operadoras não possuem embasamento legal devido à falta de contrato com o estado.

Enquanto isso, Jaboatão dos Guararapes teve seu pleito aceito e vai receber 180 micro-ônibus elétricos e 106 micro-ônibus Euro 6. Apesar das preocupações com a segurança e manutenção dos veículos de pequeno porte, a prefeitura enfatizou a importância dessa renovação para a implantação da bilhetagem eletrônica, já em andamento na cidade. Os recursos serão financiados pela Caixa Econômica Federal e assumidos pelos permissionários, permitindo a aquisição de veículos mais modernos e adequados aos padrões de uso da bilhetagem.

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, destacou que a seleção no PAC facilitará essa compra, proporcionando financiamento em condições especiais para os permissionários, operadores e veículos do Sistema de Transporte Complementar da cidade. “O processo de implantação da bilhetagem eletrônica começou em 2018, mas houve judicialização por parte de alguns permissionários e só em março conseguimos destravar. A contratação das empresas já foi realizada pela categoria e a prefeitura está fazendo o recadastramento dos permissionários, operadores e veículos. Eles terão prazo para adquirirem novos ônibus, portanto, a seleção no PAC vem facilitar essa compra, proporcionando financiamento em condições especiais”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo