Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
A Marcopolo, uma das principais fabricantes de ônibus do Brasil, anunciou um lucro líquido de R$ 316,9 milhões no primeiro trimestre de 2024, o que representa um crescimento de 34,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esse aumento no lucro foi impulsionado pelas vendas de produtos de maior valor agregado, que conseguiram sustentar os resultados mesmo diante de um cenário de queda nos volumes de vendas em comparação com o primeiro trimestre de 2023.
A receita líquida da empresa no primeiro trimestre de 2024 atingiu R$ 1,6 bilhão, sendo que R$ 1,2 bilhão correspondem ao mercado interno brasileiro, R$ 94 milhões foram provenientes de exportações a partir do Brasil e R$ 339,2 milhões representam as operações internacionais da companhia. Com esse desempenho, a Marcopolo encerrou o período com 51,9% de participação na produção brasileira de ônibus.
José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores da empresa, destacou o segmento rodoviário como um dos mais promissores, com uma boa carteira de pedidos programados para 2024. Esse movimento é justificado pelo crescimento da procura por viagens rodoviárias e pela continuidade do processo de renovação de frotas.
No primeiro trimestre de 2024, o lucro bruto da Marcopolo foi de R$ 385,3 milhões, com margem de 23,3%, enquanto o EBITDA (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) atingiu R$ 315,4 milhões, com margem de 19%.
A produção total da Marcopolo no trimestre foi de 3.261 unidades, 5,9% inferior ao primeiro trimestre de 2023, impactada pelo menor volume de unidades exportadas e pelo baixo volume de entregas direcionadas ao programa federal Caminho da Escola, além da queda de volumes produzidos na Argentina.
Para o segundo trimestre de 2024, a expectativa é que as entregas para o programa Caminho da Escola ganhem tração e que o mercado de elétricos urbanos se desenvolva, com estudos em andamento sobre a implantação desses veículos em diversos municípios. Além disso, estão previstas a homologação e entrega de 8 unidades do modelo Attivi integral à cidade de Porto Alegre.
No mercado internacional, a empresa observou um crescimento no segmento de rodoviários no México e uma boa carteira de pedidos na Austrália, enquanto na África do Sul a expectativa é de aumento nas vendas nos próximos meses. Na Argentina, a operação foi ajustada para um cenário de menor demanda.