Nova frota de ônibus em Ribeirão Preto (SP) recebe “Botões de Pânico”

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Prefeitura de Ribeirão Preto)

A nova frota de ônibus de Ribeirão Preto (SP) está sendo equipada com botões de pânico, permitindo que os motoristas acionem um alerta em casos de emergência.

O objetivo dessa medida é combater atos de vandalismo e assédio sexual, proporcionando mais segurança tanto para os condutores quanto para os usuários do transporte público na cidade.

A implementação dos botões de pânico começou a valer no último dia 22 e inicialmente estará em operação todos os dias, das 5h à meia-noite.

“Até junho e julho será implantado em toda a frota 100% nova. É um equipamento que facilita e agiliza alguma emergência que o motorista tenha de fazer”, explica Marcelo Galli, superintendente da RP Mobi, empresa responsável pelo trânsito em Ribeirão Preto.

De acordo com Galli, a introdução dos botões de pânico nos ônibus da cidade tornou-se necessária após uma série de atos de vandalismo registrados em vários veículos da frota nos últimos meses.

Somente em 2024, conforme relata João Henrique Bueno, presidente do Sindicato dos Motoristas de Ônibus de Ribeirão Preto, foram registrados 96 atos de vandalismo. “Pessoas pegando rabeira, quebrando vidros de ônibus, atirando pedras, acidentes com passageiros, com motorista. A situação está muito caótica”, destaca.

Polícia será acionada através de central
Os motoristas terão a responsabilidade de acionar o botão de emergência, localizado próximo à direção.

As mensagens serão enviadas para a sala de monitoramento do consórcio que gerencia as linhas, e em seguida encaminhadas ao setor responsável.

Se a ocorrência envolver violência, como pedradas em ônibus, rabeira ou assédio sexual, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar serão imediatamente acionadas.

“Espero que esse botão possa agilizar e colocar fim nesses atos de vandalismo”, afirma Bueno.

Para o motorista Thiago Henrique de Oliveira, a medida pode trazer um alívio. “A gente sai de casa e não sabe se volta, está bem complicado pra gente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo