Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (ANKAI Brasil)
A Ankai, renomada fabricante chinesa de ônibus, está fazendo sua estreia no mercado brasileiro com quatro novos modelos elétricos de 6, 8, 10 e 12 metros. A marca está sendo introduzida no país pelo Grupo SHC, pertencente ao empresário Sérgio Habib, também proprietário da JAC Motors e representante da marca no Brasil.
Os veículos, que estão atualmente em fase final de homologação, em breve serão submetidos a testes por empresas locais. Uma das novidades é a adoção de chassi monobloco, além de sistemas de segurança avançados (ADAS), algo inédito em ônibus urbanos. Esse conjunto inclui sensor de colisão frontal, sensor de faixa e indicador de limite de velocidade.
Adicionalmente, os ônibus monobloco se destacam por serem até 2 toneladas mais leves em comparação com os concorrentes brasileiros, o que pode resultar em vantagens operacionais, como maior disponibilidade dos veículos devido ao menor desgaste de componentes.
Motorização e autonomia
Os veículos são equipados com motores a bateria localizados no eixo, eliminando a necessidade de transmissão. A potência e o torque variam de acordo com a versão, com valores que vão de 258 cv a 330 cv, e torque de 194 mkgf a 340 mkgf. Eles contam ainda com pacotes de bateria que proporcionam autonomia de 250 a 350 km.
Neste primeiro ano, a empresa planeja trazer ao Brasil 150 ônibus Ankai. Estima-se que 35% das vendas sejam da versão Padron, de 12 metros. No entanto, os executivos do Grupo SHC preveem que os modelos de 8 e 10 metros sejam os mais vendidos, sendo os primeiros mini e midi com motores elétricos do país, ideais para operações em linhas alimentadoras.
O preço da versão Padron está estabelecido em R$ 2,4 milhões, segundo a marca, o que representa uma competitividade frente aos concorrentes locais, cujos valores chegam a cerca de R$ 3 milhões.