Do PORTAL UNIBUS
Foto: Emmerson Vagner (Ônibus Brasil)
A Avanço Transportes, empresa que atua em linhas que partem de Lauro de Freitas, Camaçari, Candeias, entre outras cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), anunciou na última sexta-feira (5) que está encerrando suas atividades nessa região, transferindo suas rotas para a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), responsável pelo sistema.
Segundo o Sindicato dos Rodoviários da RMS (Sindimetro), o proprietário da Avanço, Fabrício Figueiredo, justificou a decisão alegando diversas dificuldades. Ele aponta que as linhas da Avanço estão enfrentando déficit financeiro, tornando a operação insustentável. Além disso, a tarifa praticada pela empresa está defasada, o que prejudica sua viabilidade econômica. A concorrência acirrada com o transporte clandestino também contribuiu para a decisão.
Com essa mudança, mais de 100 funcionários serão demitidos, segundo o sindicato. “A empresa solicitou agendamento de reunião para informar as linhas (entregues) e a quantidade de rodoviários que serão demitidos”, explicou o sindicato em uma postagem no Instagram.
A substituição da Avanço gera incerteza sobre quem será responsável pelas linhas anteriormente operadas pela empresa. A falta de substitutos pode resultar em um déficit significativo para a população que depende do transporte diário entre as cidades da região metropolitana, seja para o trabalho ou estudo.
A Costa Verde, outra empresa de transporte na RMS, também anunciou o encerramento de suas atividades nesta semana. O Sindimetro expressa preocupação com a ausência de uma licitação para o sistema, pois isso pode gerar incertezas e dificuldades na gestão adequada das linhas e investimentos por parte das empresas.
Até o momento, o Governo do Estado, responsável pelo serviço, ainda não se pronunciou sobre o encerramento das operações da Costa Verde e Avanço.