Marcopolo inicia demonstração de seu modelo de ônibus elétrico em Cuiabá

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

A fabricante de ônibus Marcopolo deu início nesta semana à sua programação de demonstrações em várias cidades brasileiras, começando por Cuiabá, capital de Mato Grosso. O destaque é o ônibus Attivi Integral, totalmente elétrico, cujo chassi e carroceria foram desenvolvidos pela própria marca. A iniciativa, realizada em parceria com o operador Consórcio Metropolitano, responsável pela linha intermunicipal entre Várzea Grande e Cuiabá, está programada para durar um mês. Ela proporcionará aos usuários do transporte coletivo da cidade a experiência de utilizar um ônibus equipado com tecnologia limpa e renovável.

O Consórcio Metropolitano utilizará o modelo Attivi Integral durante essa demonstração. O veículo 100% elétrico representa um importante exemplo de um sistema de transporte coletivo moderno, eficiente, sustentável e viável tanto do ponto de vista ambiental quanto financeiro.

Alexandre Cervelin, gerente comercial responsável pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte da Marcopolo, comentou: “O Attivi Integral é um modelo que incorpora a tecnologia nacional, o conhecimento da engenharia brasileira e a expertise mercadológica de sete décadas de atuação da Marcopolo, garantindo segurança e confiabilidade. Estamos confiantes e apoiamos a transição para uma matriz energética mais sustentável em Cuiabá, que planeja adquirir 40 unidades a partir do segundo semestre de 2024”.

O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13.000 mm de comprimento total, é equipado com um chassi Low Entry, motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh, oferecendo uma autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de uso).

Para garantir o conforto e a segurança dos passageiros, o veículo está equipado com carregadores USB, ar-condicionado integrado ao sistema de refrigeração das baterias, áudio interno com preparação para instalação de microfone, câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. Há também espaço reservado para pessoas com deficiência (PcD) e assentos preferenciais, faróis, sinaleiras traseiras e iluminação interna em LED, além de uma cabine de separação para o motorista.

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