40 novos ônibus começam a circular em Macapá na próxima segunda (18)

40 novos ônibus começam a circular em Macapá na próxima segunda (18)

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Arthur Alves (Prefeitura de Macapá)

Após quase dois meses de preparação em Macapá, os 40 ônibus destinados a atender parcialmente a alta demanda de transporte coletivo na capital do Amapá já têm uma data definida para iniciar as operações. Os veículos estão programados para sair da garagem da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac) a partir da próxima segunda-feira (18). Os usuários serão orientados a trocar os cartões de vale-transporte e meia passagem gradualmente, em ações coordenadas pelo órgão fiscalizador.

Os ônibus, fornecidos por uma empresa de Manaus, no Amazonas, chegaram à cidade em 26 de janeiro e passaram por manutenção, vistorias e instalação de validadores para o sistema de bilhetagem. Agora, a CTMac aguarda apenas a chegada dos novos cartões de passagem, aprovados pela Receita Federal, para iniciar a troca para os usuários em escolas e instituições parceiras.

A reimpressão desses novos cartões foi necessária devido a um impasse na troca de informações com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap), que não forneceu os cadastros de vales transporte, meia entrada e passagens pagas anteriormente pelos usuários para inserção no novo sistema de bilhetagem da companhia. O Setap informou que o recadastro está em andamento e será concluído em 28 de março.

Segundo a diretora da CTMac, Patrícia Almeida, a reimpressão dos cartões foi feita para permitir a transferência dos dados dos passageiros para o novo sistema. Ela explicou que a troca dos cartões será realizada diretamente nas escolas e instituições parceiras, simplificando o processo para a população.

Os procedimentos de adaptação para o novo sistema já foram concluídos nas empresas de ônibus e na CTMac. Estima-se que os veículos estarão operando nas linhas com maior demanda, principalmente nas zonas norte e oeste, já na manhã de segunda-feira.

Os 40 ônibus serão destinados a reforçar as linhas que atendem áreas como o habitacional Macapaba, os bairros Marabaixo, Brasil Novo e Infraero I, além de serem alocados para reativar as linhas dos bairros Goiabal e Coração.

As empresas Capital Morena e Amazontur permanecem sob intervenção da Prefeitura de Macapá, que assumiu temporariamente o controle dos setores administrativos, mecânicos e financeiros das empresas em setembro de 2023. A gestão municipal pretende manter essa intervenção até que haja uma solução definitiva para garantir o transporte público na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo