Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Continental Pneus)
Desde 1903, a Continental tem sido pioneira na promoção da sustentabilidade através da recapagem de pneus de caminhões e ônibus. Há 120 anos, a empresa estabeleceu as bases desse processo ao inaugurar uma planta em Seelze, na região de Hanover, dedicada ao processamento e reciclagem de borracha usada.
Naquela época, a empresa processava entre nove e 13 toneladas de borracha usada diariamente, equivalente ao peso médio de cerca de oito carros. Esse foi o ponto de partida para um modelo de negócio circular e sustentável. Hoje, a fabricante alemã recapa mais de um milhão de pneus anualmente em todo o mundo.
Em 2013, a Continental estabeleceu outro marco importante na reforma de pneus de caminhões com a inauguração da fábrica ContiLifeCycle, no distrito de Stöcken, na Alemanha. Essa planta é única devido à sua combinação integrada de recapagem e reciclagem de pneus.
As atividades de recapagem exemplificam soluções inteligentes de economia circular. Além de reduzir significativamente o uso de recursos como petróleo bruto, borracha natural e água, o processo também ajuda a diminuir as emissões de CO2, exigindo até 70% menos energia do que a produção de um pneu novo. A reutilização de uma grande proporção da carcaça contribui para a eficiência econômica.
Como parte de sua estratégia para avançar em tecnologias inovadoras e sustentáveis para pneus usados, a Continental está investindo na decomposição térmica. O objetivo é recuperar até 60% dos materiais presentes em pneus usados até 2050.