Do PORTAL UNIBUS
Foto: Maykson Douglas (Ascom DMTT / Prefeitura de Maceió)
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió anunciou a expansão da faixa exclusiva para o tráfego de ônibus, micro-ônibus, vans de turismo e outros veículos devidamente cadastrados. A medida, que já está em vigor, visa melhorar a mobilidade urbana na cidade.
A ampliação abrange não apenas os transportadores turísticos, mas também táxis, veículos de transporte escolar, e transportes intermunicipais (micro-ônibus) cadastrados na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (ARSAL). Além disso, a faixa exclusiva agora permite a circulação de táxis em serviço com origem ou destino no Aeroporto Zumbi dos Palmares, e veículos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió.
Segundo Carlos Calheiros, presidente do Sindicato Das Empresas De Transporte De Passageiros Por Fretamento E Turismo De Alagoas (Sinfretur/AL), a medida é vista como uma mudança positiva que contribuirá para o fomento do turismo na cidade, alinhando-se à visão do prefeito JHC. “Teremos melhoria no tempo de deslocamento e isso traz benefícios aos turistas e também à cidade e ao meio ambiente”, disse.
O diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano de Maceió (SMTU), Glauco Oliveira, destacou que a medida visa organizar o tráfego na faixa exclusiva, aliviando o congestionamento em outras vias. “Replicamos todas as permissões existentes, com alguns acréscimos a exemplo do turismo, com o objetivo de organizar os veículos que fazem transporte público pela faixa exclusiva, essa medida também desafoga o trânsito nas outras faixas de circulação”, explicou.
A faixa exclusiva, que já possui mais de 25 quilômetros em várias vias de Maceió, foi implementada pelo DMTT para agilizar o deslocamento dos maceioenses que utilizam o transporte público. O corredor tem contribuído para otimizar o tempo de viagem em até 30 minutos, proporcionando mais eficiência nas rotas dos ônibus e reduzindo atrasos.
O diretor-presidente do DMTT, André Costa, ressaltou o compromisso em priorizar o transporte de massa, garantindo que o benefício seja utilizado por quem realmente precisa. “A faixa exclusiva garante que o transporte público circule de forma rápida para realizar todo o seu percurso dentro do tempo estabelecido para evitar atrasos nas viagens dos passageiros. Nesse sentido, a equipe do DMTT está em alerta para garantir que esse benefício seja utilizado por quem realmente precisa”, completou.
O DMTT reforça que o uso indevido da faixa exclusiva configura infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e destaca a intensificação das ações fiscalizatórias para coibir infrações e garantir a fluidez do trânsito. Em 2023, mais de 58 mil infrações foram registradas pelo uso indevido do corredor exclusivo.