Do PORTAL UNIBUS
Foto: Thiago Martins (PORTAL UNIBUS)
No primeiro bimestre de 2024, o mercado de caminhões e ônibus enfrentou uma queda de 13,5% nas vendas, comparado ao mesmo período de 2023, com o licenciamento de 19,5 mil veículos pesados. Segundo informações divulgadas pela Fenabrave, fevereiro registrou o emplacamento de 9,9 mil veículos, indicando uma diminuição de 2% em relação a fevereiro de 2023, porém, um aumento de 4% em relação a janeiro deste ano.
De acordo com uma nota enviada pela Fenabrave, o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior, atribui essa queda à comparação com o mesmo período do ano passado, quando ocorreram compras de veículos zero quilômetro equipados com motores Euro 5, ainda em estoque, durante a transição para a tecnologia Euro 6. Ele aponta que a tendência é de um retorno ao crescimento nos próximos meses, destacando que as revisões positivas no Produto Interno Bruto (PIB) nas últimas semanas estão sendo refletidas no mercado de caminhões.
No acumulado do bimestre, as vendas de caminhões totalizaram 16,2 mil unidades, representando uma queda de 10,3% em comparação com o primeiro bimestre de 2023. Entretanto, em fevereiro, foram comercializadas 8,2 mil unidades, marcando um aumento de 4,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior e um acréscimo de 2,6% em relação a janeiro deste ano.
Por outro lado, as vendas de ônibus apresentaram uma retração mais expressiva no bimestre, registrando uma queda de 26,4% em comparação com os primeiros dois meses de 2023. No mês de fevereiro, as vendas totalizaram 1,7 mil veículos, representando uma retração de 24,7% em relação ao mesmo período do ano passado, mas apresentando um aumento de 11,4% em comparação a janeiro.
Apesar do recuo até o momento, a expectativa é de recuperação ao longo do ano, especialmente no segmento de ônibus, impulsionado pelo Programa Caminho da Escola, que teve uma significativa licitação publicada em 2023, com parte das entregas previstas para este ano.