Secretário de mobilidade do DF diz que ônibus “não é feito para que todos consigam ir sentados”

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

Nesta terça-feira (5), o secretário de Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves, abordou questões relacionadas ao conforto e à segurança dos passageiros no sistema de transporte público da capital ao conceder entrevista para a TV Globo.

Durante a entrevista, Gonçalves comentou sobre a necessidade de se equilibrar o custo operacional com o nível de conforto desejado, indicando que a implementação de um sistema com todos os passageiros sentados exigiria um investimento significativo em infraestrutura. “O ônibus é feito não para que todos consigam ir sentados. Você teria que ter um trem de alta velocidade, muito maior. Você tem que entender que o custo aumenta em relação ao nível de conforto que você precisa”, disse.

O secretário abordou as reclamações dos usuários sobre a superlotação dos ônibus BRT e a desorganização nas filas de entrada nos veículos. “A gente entende esses problemas. Nós monitoramos, ampliamos linha, teremos ônibus novos, ampliação de frota. Evidente que esses problemas vão continuar, mas são bem localizados e sazonais”, respondeu o secretário.

Quanto à futuras melhorias no sistema, Gonçalves informou que as empresas Marechal e São José apresentaram cronogramas para a substituição dos ônibus em circulação por novos veículos, visando a renovação da frota.

O secretário também abordou o projeto do BRT Norte, que pretende conectar regiões como Planaltina e Sobradinho ao Plano Piloto. Gonçalves assegurou que o projeto está em andamento, com previsão para o segundo semestre. “O DER está conduzindo esse assunto. Já temos as fontes de financiamento para essa primeira etapa. São R$ 1,4 bilhão”, concluiu Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo