Ônibus elétrico Mercedes-Benz é destaque na Arena ANTP em São Paulo

Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

Com destaque para a exposição do seu ônibus elétrico urbano a baterias, o modelo eO500U, a Mercedes-Benz leva as soluções da marca em produtos e serviços para a Arena ANTP 2023 – Congresso de Mobilidade Urbana, que será realizado em São Paulo, capital, no Transamérica Expo Center, nos dias 24, 25 e 26 de outubro. Esta é a 22ª edição do congresso bianual da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), que, após quatro anos, volta a ser realizado de forma presencial.

Temas como mobilidade urbana, transição energética, eletromobilidade, descarbonização, sustentabilidade, segurança no trânsito, políticas públicas e vários outros assuntos compõem a vasta programação de palestras.

A Mercedes-Benz terá representantes em três dos painéis da Arena ANTP. Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus, será um dos debatedores sobre “A indústria de ônibus no Brasil” e também sobre “A renovação de frota e as perspectivas dos combustíveis renováveis na visão da ABRATI”. Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais e Comunicação, participará do painel sobre “Reforma tributária: impacto na indústria e na prestação e custo do serviço de transporte público”.

No início deste mês de outubro, a Mercedes-Benz anunciou a entrega das primeiras 50 unidades do eO500U, com carroçaria Caio Millennium, para as empresas Metrópole Paulista (40 unidades), MobiBrasil (8) e Sambaíba (2), operadoras do sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os veículos deverão entrar em operação no início do próximo ano.

“A entrega desse expressivo volume de ônibus elétricos representa o novo marco de progresso na entrada da Empresa na era da eletromobilidade no País”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a Prefeitura Municipal e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”.

Compromisso com os pilares ESG
De acordo com o presidente da Mercedes-Benz do Brasil, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, ressalta Achim Puchert. “Com esse produto, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG. Este é o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que temos pela frente”.

Solução com a qualidade e a confiabilidade da marca para as cidades
“Nosso chassi de ônibus elétrico traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus urbano foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. Nós temos experiência de 67 anos no Brasil, sempre oferecendo novas tecnologias para o transporte”.

“E reforçando ainda mais o compromisso com a sustentabilidade, o nosso chassi de ônibus urbano elétrico já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono”, informa Walter Barbosa. “O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos. Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente, à qualidade do ar nas cidades e à sociedade como um todo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.