Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
Com evento exclusivo para o cliente Turbus, parceiros de negócios e imprensa, realizado no dia 13 de setembro, a Mercedes-Benz do Brasil lançou os novos ônibus rodoviários O 500 no Chile. Esta ação é resultado de uma parceria com a Daimler América Latina e com o representante local da marca Mercedes-Benz, Comercial Kaufmann.
Dois novos modelos de chassis de ônibus rodoviários passam a integrar o portfólio Mercedes-Benz para países da região andina, bem como de outros mercados da América Latina. São eles: O 500 RSD 2448 6×2 de 478 cavalos, “El más potente”, e O 500 RS 1945 4×2 de 448 cavalos, novidades para transporte rodoviário e turismo e também operações de fretamento.
“A Mercedes-Benz do Brasil está se dedicando fortemente a eventos para o lançamento de chassis de ônibus nos mercados da região”, diz Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Já temos planejado novas ações em outros países, reforçando o compromisso com clientes do segmento rodoviário, turismo e mineração e reafirmando a presença da nossa marca na América Latina”.
Venda de 24 ônibus O 500 RSD 2448 6×2 para a Turbus
O evento chileno ganhou um destaque a mais, com o anúncio da venda de 24 unidades do O 500 RSD 2448 6×2 para a Turbus, o maior operador rodoviário do Chile. Todos contam com carroçaria Marcopolo Paradiso G8 1800 Double Decker de 14 metros de comprimento. Metade desse lote já está produzida, com o restante previsto ainda para este ano.
A Turbus é uma empresa com 70 anos de experiência no transporte de passageiros em todo o Chile. Anualmente, 23 milhões de pessoas viajam em seus ônibus para cerca de 150 destinos, além de Mendoza e Córdoba, na Argentina.
Mais potentes, mais robustos e mais completos
Os dois modelos de chassis de ônibus rodoviários são produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A linha de produção desses veículos é a mais avançada do setor no País, utilizando conceitos da Indústria 4.0.
Tanto o O 500 RSD 2448 6×2 de 478 [email protected] rpm e torque de 2.300 [email protected] rpm, “El más potente”, como o O 500 RS 1945 4×2 de 448 [email protected] rpm e torque de 2.200 [email protected] rpm, se destacam pelo motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada no caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros. Os veículos atendem as legislações locais de emissões com a consagrada tecnologia Euro 5.
O motor OM 460 LA acoplado com a transmissão automatiza ZF Traxon são destaques pela robustez e economia no trem de força dos novos O 500 rodoviários. Além disso, são equipados com itens de avançada tecnologia de segurança.
“Para obter mais potência e eficiência, lançamos o motor OM 460 para os veículos Novo O 500 que atendem os países andinos e outros mercados latino-americanos. Entre suas características estão o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e nova pressão de injeção de diesel de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e queima mais efetiva”, afirma Jens Burger. “Além disso, passou a ser equipado com um novo módulo de controle do motor, nova arquitetura eletrônica e Visctronic, controle inteligente do ventilador do radiador”.
Testes em condições rigorosas de altitude e temperatura
“Esses veículos foram testados nas mais rigorosas condições de altitude e temperatura, chegando a rotas com mais de 4.000 metros de altura. O desenvolvimento foi pensado em atender principalmente às operações de transporte rodoviário de passageiros na região andina, como de fretamento no segmento da mineração e turismo”, destaca Mauricio Yamamoto, Managing Director de Ônibus para a América Latina.
Transmissão automatizada ZF Traxon, robusta e econômica
O trem de força desses novos ônibus rodoviários O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.
“Entre as principais características da Traxon incluem-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção”, diz Jens Burger.
Essa transmissão vem equipada ainda com EcoMode (maior eficiência no consumo de combustível), EcoRoll (utiliza a inércia do veículo para economizar combustível), PowerMode (mudanças de marcha em rotações mais altas que asseguram maior agilidade nas subidas e nas ultrapassagens) e Holder (sistema de auxílio de partidas em rampas).