Retrô: As diversas transições de empresas na operação da linha L-46

Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Está de volta a coluna Retrô! Nessa editoria, o UNIBUS RN relembra fatos, registros históricos e conta situações que aconteceram com o transporte público por ônibus em um determinado período de tempo. Para marcar a volta da coluna, entretanto, vamos fazer uma edição diferente: Em uma espécie de linha de tempo, vamos relembrar as modificações na operação da linha L-46 (Ponta Negra / Rocas – Via Praça Cívica), um dos atendimentos que mais teve mudança de empresas que a operavam em Natal.

Essa edição da coluna é motivada pelo movimento mais recente na operação da linha L-46: Juntamente com as linhas L-54 (Ponta Negra / Rocas – Via Alecrim) e L-56 (Ponta Negra / Rocas / Via Costeira), a empresa Santa Maria, até então responsável pela operação das linhas, repassou os atendimentos para a recém nomeada Transnacional Transporte de Passageiros. Ambas as companhias fazem parte do Grupo A. Cândido.

Nessa coluna, vamos relembrar as fases de operação da linha L-46 enquanto de responsabilidade de empresas do Grupo A. Cândido ou com algum relacionamento com a holding paraibana. Por isso, não listaremos o período em que a operação era de responsabilidade da empresa TransFlor (atual Via Sul), em meados das décadas de 1980 e 1990.

Está claro? Então, vamos viajar no tempo, a partir de agora, aqui no portal que deixa o transporte em evidência!

Transportes Pirangy
Em 1998, a então linha 46 tinha seu ponto terminal no bairro da Ribeira, onde existia a Rodoviária Velha. Nesse período, a operação era de responsabilidade da Pirangy.

Com sua marcante pintura amarela, o conglomerado já administrado pelo grupo fluminense COESA detinha as concessões de todas as linhas operadas em Ponta Negra. Além da 46, também operava as linhas 54, 56, 66 (Ponta Negra / Cidade da Esperança) e 83 (Felipe Camarão / Ponta Negra, compartilhada com Conceição e TransFlor).

Resgate: Acervo (UNIBUS RN)

Entretanto, no final da década de 1990, o Grupo A. Cândido adquire o controle acionário da Pirangy e inicia a transição de marca. Sai o nome e a identidade visual tradicionais da empresa que acabara de adquirir e começa a implantar a segunda empresa da holding em Natal (Antes, a Santa Maria foi implantada ao adquirir o controle da Cidade do Sol).

Finalizada a transição da marca, a Transportes Pirangy deixa de existir em 2001 e, automaticamente, a linha 46 passa a ser operada por uma nova empresa.

Reunidas
Com o fim da transição da marca, em 2001, se estabelece em Natal uma nova empresa de ônibus. Nome tradicional na Paraíba, de onde era originada, a Reunidas Transportes foi criada para ser o braço do Grupo A. Cândido nas linhas da Zona Norte de Natal, área que continha a maioria das linhas da Pirangy.

Mas, como ainda haviam as concessões das linhas de Ponta Negra, um impasse estava criado: Como a nova operação da holding paraibana as absorveria, tornando o atendimento das linhas de Ponta Negra viável? A solução foi desmembrar o atendimento entre as duas empresas do grupo até aquele instante: Enquanto a linha 46 ficou sob responsabilidade da Reunidas, as demais foram transferidas para a Santa Maria.

Foto: Acervo (UNIBUS RN)

E, assim, a Reunidas ficou, até 2012, com uma única linha sob sua responsabilidade na Zona Sul da capital potiguar. Nesses mais de 10 anos, a linha 46 passou por diversos ajustes operacionais e aumentos de frota, mantendo o atendimento ao bairro com o principal cartão postal de Natal e ligando-o ao Centro usando a avenida Hermes da Fonseca, importante corredor do bairro do Tirol.

Santa Maria
Só que, em 2012, identificou-se que manter a operação de uma única linha na Zona Sul impactava na otimização das operações da Reunidas. Afinal de contas, itens como manutenção, combustível e consumo de pneus para uma frota com operação e características únicas vinha demonstrando sua ineficácia.

Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Por isso, naquele ano, o Grupo A. Cândido concentrou as operações de suas empresas em Natal de maneira definitiva: Enquanto a Reunidas ficaria concentrada em atender aos roteiros vindos da Zona Norte, a Santa Maria ficaria com a Zona Sul. Isso fez com que ocorresse mais uma migração na linha 46, sendo transferida para a Santa Maria, o que otimizaria sua operação com as demais da companhia.

Nos últimos 11 anos, a linha passou por diversas transformações em seu itinerário. A mudança mais significativa pela qual a linha 46 passou foi em seu terminal. Com a reforma na praça onde ficava a Rodoviária Velha e a desativação do terminal de ônibus que era presente no local, o ponto final da linha passou a ser sediado no bairro das Rocas, na Zona Leste da capital potiguar, mantendo-se em rodízio com o ponto-retorno em Ponta Negra, localizado nas imediações da igreja católica do bairro.

Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Porém, em mais um ajuste operacional, para privilegiar a otimização da circulação, mais uma mudança de empresa ocorreu na linha 46, já com sua nova nomenclatura e código atualizado: L-46.

TransNacional
No último dia 1º de setembro, a empresa Santa Maria deixou de operar as linhas L-46, L-54 e L-56, deixando-as sob responsabilidade da Transnacional.

Foto: Matheus Felipe

A empresa, recém implantada em Natal, absorveu a estrutura da Reunidas e, com o terminal das linhas sediado nas Rocas, possui garagem e estrutura de manutenção mais próximas para os ônibus dessas linhas, o que otimiza a operação dos três trajetos e garante maior previsibilidade na circulação dos ônibus.

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